Lula embarca para a Ásia nesta terça-feira e pode encontrar Trump durante a viagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na manhã desta terça-feira (21/10) para uma extensa agenda na Ásia, com paradas na Indonésia e na Malásia.
Antes de deixar o Brasil, há expectativa no Palácio do Planalto de que Lula anuncie o nome do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O principal cotado para ocupar a vaga é o atual advogado-geral da União, Jorge Messias.
A primeira parada da comitiva presidencial será em Jacarta, capital da Indonésia, onde Lula se reunirá, na quinta-feira (23/10), com o presidente Prabowo Subianto. Durante o encontro, ambos devem assinar atos e memorandos de cooperação em áreas estratégicas, fortalecendo as relações diplomáticas e econômicas entre os dois países.
O presidente brasileiro também terá reunião com o secretário-geral da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) para discutir prioridades nas parcerias regionais.
Leia mais:
- CONFIRMADO: Guilherme Boulos assume ministério no Governo Lula
- Guilherme Boulos é tratado como ministro enquanto aguarda nomeação por Lula
Na sequência, Lula segue para a Malásia, onde receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional do país. O presidente fará um discurso sobre as relações históricas entre Brasil e Malásia e participará da 47ª Cúpula da Asean, que ocorrerá no domingo (26/10). Segundo o Itamaraty, o evento deve resultar na assinatura de acordos de cooperação em ciência, tecnologia e inovação.
À margem da cúpula, Lula deve se reunir com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para dar continuidade a temas iniciados na recente visita do vice-presidente Geraldo Alckmin ao país. Entre os assuntos em pauta está a participação brasileira na Cúpula de Inteligência Artificial, prevista para fevereiro de 2026, na Índia.
Há ainda expectativa de um possível encontro entre Lula e o presidente americano Donald Trump, o que poderia reforçar o diálogo político e econômico entre os dois países.
