O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará nesta segunda-feira (23/12) um pronunciamento em rede nacional para abordar os avanços econômicos do governo e projetar um cenário positivo para o futuro.
O discurso, com duração de pouco mais de três minutos, será transmitido às 20h30 e promete reforçar a mensagem de que 2025 será “um ano de colheita”.
O vídeo é tradicional em todo fim de anoe foi gravado sob direção do publicitário Sidônio Palmeira. A fala do presidente deve trazer um balanço do ano e perspectivas para 2025.
Saiba mais:
- Lula prepara reforma ministerial com o Congresso para o próximo ano
- Lula lamenta acidente que deixou 38 mortos na BR-116, em MG: “Envio minhas orações aos familiares”
Aprovação do governo Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fechou o ano de 2024 com 52% de aprovação e 47% de desaprovação, de acordo com a pesquisa Quaest divulgada no dia 11 de dezembro. O levantamento foi feito com 8.598 brasileiros presencialmente, entre os dias 4 e 9 de dezembro.
A margem de erro da pesquisa é de um ponto porcentual para mais ou para menos e o índice de confiabilidade do levantamento é de 95%.
A avaliação positiva representa uma oscilação em relação à pesquisa anterior, realizada em outubro, quando o petista registrava 51% de aprovação. A reprovação também subiu, antes era de 45%.
Na avaliação geral, 34% dos brasileiros consideram o governo Lula regular, 33% avaliam como positivo e 31% como negativo. Outros 2% não souberam responder.
A análise regional destaca o contraste entre o apoio recebido no Nordeste, tradicional reduto petista, e o cenário menos favorável no Sudeste. Veja os principais números:
- Nordeste:
- Aprova: 67% (queda de 2 pontos em relação à pesquisa anterior).
- Desaprova: 32% (alta de 6 pontos).
- Não sabe/não respondeu: 1% (redução de 4 pontos).
- Sudeste:
- Aprova: 44% (leve queda de 1 ponto).
- Desaprova: 53% (estável).
- Não sabe/não respondeu: 3% (sem alteração).
- Sul:
- Aprova: 46% (alta de 4 pontos).
- Desaprova: 52% (queda de 1 ponto).
- Não sabe/não respondeu: 2% (sem alteração).
- Centro-Oeste/Norte:
- Aprova: 48% (queda de 1 ponto).
- Desaprova: 50% (alta de 4 pontos).
- Não sabe/não respondeu: 2% (redução de 2 pontos).