Este ano, a primeira reunião dos ministros do governo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve acontecer nesta segunda-feira (20/01). O encontro foi marcado em meio à expectativa sobre uma reforma ministerial.
Os ministros serão recebidos pelo presidente na Granja do Torto, casa de campo oficial da Presidência. Lula avalia possíveis mudanças para atender reivindicações de partidos do Centrão por mais espaço na Esplanada.
A primeira alteração feita por Lula foi na área de comunicação do governo, quando nomeou o publicitário Sidônio Palmeira para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).
Ele assumiu o lugar de Paulo Pimenta (PT-RS), que é deputado licenciado. Agora, Pimenta aguarda sua realocação.
Saiba mais:
- Bolsonaro diz que governo Lula foi “fraco e vacilante” ao mudar de ideia sobre Pix
- Com participação de Braga, Lula sanciona regulamentação da reforma tributária
Ministros do governo interromperam as férias
Para comparecer à reunião, os ministros interromperam ou anteciparam o fim de suas férias. Os ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Marcos Amaro (Gabinete de Segurança Institucional) e Carlos Lupi (Previdência Social), por exemplo, tiveram seus retornos formalizados no Diário Oficial da União na quinta-feira (16/01).
Antes disso, parte dos ministros marcou presença antecipada no evento em memória dos dois anos dos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, após Lula exigir a presença de toda a equipe ministerial.
O governo Lula conta, atualmente, com 39 ministros. Além do próprio PT, que tem o comando de 12 pastas, os partidos PSD, MDB, Republicanos, PSB, União Brasil, PC do B, PP, PDT, PSOL e Rede têm representantes na equipe ministerial.