O presidente Lula tem prevista uma série de viagens pelo Nordeste na próxima semana. Ele visita Bahia, Pernambuco e Ceará em um movimento já anunciado pelo próprio petista, que é o de realizar mais agendas por Estados do Brasil, ao invés do exterior, em 2024.
Ele já sinalizou que vai acompanhar a articulação para formação de chapas para as eleições municipais deste ano. O PT trabalha para ampliar o número de palanques nas capitais.
Salvador, Recife e Fortaleza também são consideradas estratégicas para o PT, que mantém aliados nas gestões municipais destas cidades. Possíveis conflitos de interesses com partidos que integram a base do governo, entretanto, têm preocupado Lula.
Leia mais:
Lula diz que irá ‘pisar no freio’ no lançamento de novos programas federais
Lula no PL? PF investiga filiação do presidente a partido de Bolsonaro; entenda
Na quinta-feira (18/01), ele desembarca na Bahia e fará paradas em Salvador, onde realiza a assinatura de um acordo de parceria para implantação do Centro Tecnológico Aeroespacial da Bahia (Senai – Cimatec) e em Paulo Afonso, para participar da inauguração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
No mesmo dia Lula embarca para Pernambuco para uma visita à Refinaria Abreu e Lima. Na sexta-feira (19/01) ele cumpre agenda na Região Metropolitana do Recife e acompanha Cerimônia de Troca do Comando Militar do Nordeste (CMNE).
O presidente termina a sexta viajando para o Ceará para o lançamento da Pedra Fundamental do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).