O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi convidado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, para um evento organizado pela Fundação Clinton sobre mudança do clima, que será nos dias 23 e 24 de setembro, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
O convite ocorreu durante ligação telefônica entre os líderes, na tarde desta quinta-feira (22/08). A conversa durou cerca de 35 minutos, informou o Palácio no Planalto.
Na ligação, Lula estava acompanhado do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, e pela secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha. O presidente reiterou a Clinton o compromisso do governo com a transição energética e com a proteção das florestas, afirmando que pretende apresentar resultados ambiciosos para as COP 29, em Baku, no Azerbaijão, no fim deste ano, e a COP 30, em Belém, no ano que vem.
A COP é a Conferência Anual das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Leia mais:
Lula também parabenizou Clinton pelo discurso na convenção do Partido Democrata na quarta-feira (21/08). O ex-presidente norte-americano fez críticas a Donald Trump e afirmou que a escolha por Kamala Harris para a presidência dos Estados Unidos é “clara”.
Segundo o Planalto, Lula destacou a importância do fortalecimento da democracia contra o extremismo.
*Com informações da Agência Brasil e CNN Brasil