O jornal espanhol El País publicou uma análise sobre o primeiro ano do governo Lula e cravou que o presidente devolveu a “normalidade democrática ao Brasil após mandato caótico de Bolsonaro”. O periódico também destaca que nesse atual mandato de Lula, seu plano de governo prioriza a luta contra a fome, a pobreza, o investimento em obras públicas e a proteção ao meio ambiente.
A publicação também dá destaque ao lema “reconstruir o Brasil” e considerou que o petista conseguiu reposicionar o debate político brasileiro para obtenção de apoio a aprovação de leis.
O jornal considerou entre os feitos do primeiro ano a neutralização da tentativa de golpe antidemocrático no 8 de Janeiro; a aprovação histórica da reforma tributária, depois de três décadas; a retomada da luta contra a fome e a diminuição no desmatamento.
Leia mais:
Lula defende padre Júlio Lancelotti, que virou alvo de CPI em São Paulo
Viagens de Lula ao exterior somam o correspondente a dois meses durante 2023
No cenário exterior, o jornal considerou que o País “foi transformado em uma espécie de oásis de estabilidade” em relação aos países da América Latina, e fez a comparação citando episódios tais como o “terremoto” que Javier Milei desencadeou na Argentina, o medo de uma guerra entre a Venezuela e a Guiana devido aos cálculos políticos de Nicolás Maduro, os ups e downs constitucionais no Chile e a deriva autoritária de Nayib Bukele em El Salvador.
Também houve destaque à área econômica conduzida pelo petista que, segundo o jornal, “tem sido o ponto brilhante de seu mandato”, considerando que o PIB do Brasil cresceu 3% em 2023, quatro vezes mais do que o previsto quando Lula assumiu o cargo.