O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou, nesta quarta-feira (12), que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorize a pesquisa para exploração de petróleo na Foz do Amazonas, localizada na Margem Equatorial. O pedido do presidente gerou polêmica e reacendeu o debate entre setores econômicos e ambientalistas, que alertam para os riscos ao ecossistema da região.
A Petrobras planeja investir US$ 3,1 bilhões na exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial, que se estende do Rio Grande do Norte ao Amapá. A previsão da estatal é perfurar 16 poços nos próximos cinco anos, mas o avanço do projeto depende da aprovação do Ibama.
Durante entrevista à rádio Diário FM, de Macapá, Lula criticou o posicionamento do Ibama e sugeriu que o órgão estaria agindo como opositor ao governo.
“Não é que eu vou mandar explorar, eu quero que ele seja explorado. Agora, antes de explorar, nós temos de pesquisar, ver se tem petróleo, ver a quantidade de petróleo”, destacou o presidente em entrevista à rádio Diário FM, de Macapá.
Saiba mais:
- VÍDEO: Lula critica prefeitos que não usam o SUS e colocam filhos em escolas particulares
- Governo Lula reduz auxílio-reclusão e chega ao menor patamar em 10 anos
Lula também anunciou que a Casa Civil irá se reunir com o Ibama para discutir o impasse. Segundo ele, é necessário permitir a pesquisa antes de se debater a exploração comercial.
“Nós temos de autorizar que a Petrobras faça pesquisa. Se, depois, a gente for explorar, é outra discussão. O que não dá é ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo parecendo que é um órgão contra o governo“, criticou o petista.
Confira o trecho da entrevista:
➡️Lula critica Ibama por falta de aval para explorar petróleo na Foz do Amazonas: "Lenga-lenga" pic.twitter.com/IKktsDcISO
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 12, 2025
A discussão sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial divide opiniões. De um lado, o governo e a Petrobras destacam o potencial econômico e energético da região. Do outro, ambientalistas alertam que a exploração pode causar impactos negativos irreversíveis ao meio ambiente. O Ibama tem sido cauteloso na análise do projeto, exigindo estudos detalhados sobre os riscos ambientais.
![Ibama - Margem Equatorial](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/mapa-margem-equatorial-20230823-1024x538-1.webp)
O que é o Ibama?
- Executar a Política Nacional do Meio Ambiente
- Fiscalizar e controlar o uso dos recursos naturais
- Monitorar desmatamento, queimadas e outros crimes ambientais
- Auxiliar na prevenção e combate a ilícitos ambientais
- Fornecer informações para a recuperação de áreas degradadas
- Criar campanhas de educação ambiental
- Combater o tráfico de animais silvestres
- Integra dados de diversas fontes, como satélites, drones e órgãos governamentais
- Gera alertas
- Visualiza mapas interativos
- Elabora relatórios
- Fiscaliza o cumprimento das normas que estabelecem padrões de qualidade ambiental
- Estabelece penalidades para aqueles que não observam as determinações legais
![Funcionarios do Ibama e Icmbio](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/01/IBAMA.webp)