Lula inicia energização do Linhão Manaus–Boa Vista e conecta Roraima ao sistema nacional

Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nas redes nesta quarta-feira, 10/9, o início da energização do Linhão Manaus-Boa Vista, parte da iniciativa federal ‘Brasil Conectado e Soberano’. A operação marcou o início do processo de conexão de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O evento aconteceu na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Brasília (DF).
“Foram R$ 3,3 bilhões de investimento e 3 mil empregos gerados para garantir energia mais limpa, estável e barata para a população de Roraima. Um marco importante para o setor elétrico e para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, publicou o presidente da República.
https://www.instagram.com/p/DObtfy3juZh/?utm_source=ig_web_copy_link
A Linha de Transmissão Manaus – Boa Vista completa o mapa energético do Brasil, com a integração de Roraima, o último estado da Federação que estava isolado. O antigo isolamento tornava o estado dependente das usinas termelétricas, que geram energia a preço mais alto e com emissão de poluentes, por causa dos combustíveis fósseis.
Durante a fase de construção da linha de transmissão, foram gerados cerca de 3.000 empregos diretos, distribuídos entre canteiros de obra e escritórios, além de muitos outros indiretos decorrentes da cadeia produtiva necessária para fornecer os insumos utilizados.
Saiba mais:
David Reis quebra ‘jejum’ de 5 anos e apresenta novos Projetos de Lei na Câmara
Para a interligação, foram investidos R$ 2,6 bilhões em aproximadamente 725 km de extensão, em circuito duplo de 500 quilovolts (kV), desde a Subestação Eng. Lechuga, no Amazonas, à Subestação Boa Vista, na capital de Roraima, com uma seccionadora (ponto de apoio intermediário) em Rorainópolis.
Assista o momento:
