Lula comenta breve encontro com Trump na Assembleia Geral da ONU: “Ele merece meu respeito como presidente”

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou o encontro que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última terça-feira (23/9), após discursar na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Em coletiva de imprensa nesta quarta (24), Lula afirmou que a reunião, antes improvável, foi um passo importante para reaproximar os dois países.
“Eu tive uma satisfação de ter o encontro com o presidente Trump. Aquilo que parecia impossível, se tornou possível”, declarou o petista, e continuou: “Temos muitos interesses industriais e tecnológicos. Interesse no debate digital, somos as duas maiores economias do continente. Eu fiz questão de dizer que temos muito que conversar e muitos interesses em jogo e a necessidade de trazer uma pauta positiva”.
Lula destacou ainda que, independentemente das divergências, manterá respeito institucional: “Não quero saber se um presidente eleito gosta ou não de mim. Ele merece meu respeito como presidente brasileiro.”
Leia mais
Rejeitada por unanimidade na CCJ, PEC da Blindagem é arquivada por Davi Alcolumbre
Eduardo Bolsonaro deve mais de R$ 13,9 mil por faltas injustificadas na Câmara
Em seu discurso na ONU, Trump citou Lula em tom amistoso e afirmou ter sentido “boa química” no rápido contato com o brasileiro. Segundo ele, os dois devem se reunir novamente já na próxima semana. Lula também se disse otimista em marcar a conversa “o mais rápido possível” para superar desgastes recentes nas relações bilaterais.
A expectativa pelo encontro ocorre em meio às retaliações comerciais impostas pelos EUA ao Brasil. Em julho, a Casa Branca elevou tarifas de 50% sobre determinados produtos brasileiros, em resposta ao que Trump classificou como “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
*Com informações do Metrópoles.
