O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar por uma nova reavaliação médica na manhã desta terça-feira (27/05), conforme relataram interlocutores do Palácio do Planalto ao G1. A medida ocorre após o presidente ter sentido um episódio de vertigem na tarde da segunda-feira (26/5), diagnosticado pela equipe médica como um quadro de labirintite.
O mal-estar resultou no cancelamento de todas as reuniões que Lula tinha programadas para a tarde da segunda-feira. Segundo informações da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), o presidente começou a se sentir indisposto logo após o almoço. Diante dos sintomas, a equipe médica do Planalto realizou o atendimento inicial e, por precaução, recomendou que Lula fosse encaminhado ao hospital.

O presidente foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, por volta das 15h. Ele permaneceu na unidade hospitalar por aproximadamente duas horas, onde foi submetido a uma série de exames de sangue e de imagem. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, todos os resultados ficaram “dentro da normalidade”, descartando qualquer complicação mais grave no momento.
Após a realização dos exames e a estabilização do quadro clínico, Lula retornou ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, ainda na noite de segunda-feira. No local, ele permaneceu em repouso, seguindo as orientações da equipe médica.
Saiba mais:
- Presidente passa mal nesta segunda-feira e passa por exames médico; saiba o diagnóstico
- Deputado Glauber Braga comenta polêmicas envolvendo sua cassação: “Temos condição de reverter o jogo”
Lula será atendido no Palácio da Alvorada
Nesta terça-feira (27), está prevista uma nova avaliação médica, desta vez sem a necessidade de deslocamento ao hospital. A consulta será realizada diretamente no Palácio da Alvorada. A médica infectologista Ana Helena Germoglio, que acompanha Lula desde janeiro de 2023, será a responsável pela reavaliação do quadro de saúde do presidente.
Os resultados dessa nova análise serão determinantes para definir se Lula seguirá em repouso durante o dia ou se terá condições de retomar sua agenda oficial de compromissos. Até o momento, a Presidência da República não divulgou oficialmente se Lula participará ou não dos eventos programados.

Compromissos afetados pela crise de saúde
Entre os compromissos inicialmente previstos para esta terça-feira estava a participação do presidente Lula em uma cerimônia alusiva ao Dia do Diplomata. O evento está marcado para o fim da manhã, no Ministério das Relações Exteriores. No entanto, até a última atualização das informações, a presença de Lula na solenidade ainda era considerada incerta, a depender do resultado da nova avaliação médica.
O episódio de mal-estar também impactou a agenda presidencial da segunda-feira. Entre as reuniões canceladas estavam encontros importantes com ministros do governo, incluindo Fernando Haddad, titular da Fazenda; Rui Costa, chefe da Casa Civil; Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; e Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação.