O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na manhã de hoje, 9, os primeiros ministros do seu futuro governo. O anúncio foi feito em coletiva do gabinete de transição em Brasília.
Os cinco nomes anunciados são:
- Ministério da Fazenda: Fernando Haddad (PT)
- Ministério da Defesa: José Múcio Monteiro
- Ministério da Justiça: Flávio Dino (PSB)
- Casa Civil: Rui Costa (PT)
- Ministério das Relações Exteriores: Mauro Vieira.
Leia mais:
Rolls-Royce da presidência pode não ser usado na posse de Lula, diz Janja
TSE aprova contas da campanha de Lula e Alckmin
Haddad é homem de confiança de Lula, foi candidato à presidência na eleição de 2018 e a governador de São Paulo na eleição deste ano.
Monteiro é ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) e amigo pessoal de Lula. Ele foi ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, no segundo mandato do petista.
Costa é governador da Bahia que não disputou reeleição este ano; Dino é ex-governador do Maranhão e senador eleito pelo estado; e Vieira foi chefe do Itamaraty no governo Dilma.
Sobre a falta de diversidade nos nomes dos primeiros ministros anunciados hoje – todos são homens brancos – Lula afirmou:
“Vocês devem estar pensando: ‘presidente Lula, não tem mulheres, não tem negros’. Vai chegar uma hora que vocês vão ver mais mulheres aqui do que homens e vocês vão ver a participação de companheiros afrodescendentes aqui em pé, como estão hoje os companheiros”.