Em visita a Belém, neste sábado (17), o presidente Lula (PT) afirmou que Pará deveria ter sido um dos estados a sediar a Copa do Mundo de 2014 em vez do Amazonas.
Saiba mais:
Justiça torna ex-prefeito de Humaitá inelegível por abuso de poder político
Lula deu a declaração durante anúncio oficial da escolha da capital paraense para receber a 30ª edição da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-30), que vai ocorrer em 2025.
“Eu acho que o estado do Pará é que deveria ter sido escolhido para ser sede da Copa do mundo e não o estado do Amazonas. Não que o Amazonas não mereça, é que no Amazonas tem menos tradição de futebol do que o estado do Pará”, afirmou.
O presidente antes de começar o discurso afirmou que a confirmação da COP30 no Pará era quase um “pedido de desculpas pelo o que aconteceu na Copa do Mundo de 2014”.
“Na Copa do Mundo de 2014, o governo federal não participou da quantidade de estádios e o governo federal e nem o ministro do esporte participou da escolha dos estádios”, frisou Lula.
Em 2014, 12 cidades foram escolhidas para receber jogos da Copa do Mundo. Porém, Belém não entrou na lista – Manaus, por sua vez, foi a única cidade da região Norte a receber, no estádio Arena da Amazônia, quatro jogos do Mundial.
Veja o vídeo: