Neste dia 27 de outubro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), completa 78 anos. Lula, que venceu as últimas eleições e se tornou presidente pela terceira vez, tem grande popularidade no Amazonas. Pelo menos é que apontam as pesquisas recentes.
Lula foi avaliado positivamente em municípios do Amazonas, conforme pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião em setembro deste. Na pesquisa, o interior do Estado aparece com 45,1% e Manaus, ao contrario dos resultados, aparece com 34,6% – na média geral.
Em 58 dos 61 municípios do interior, a administração de Lula é vista de maneira positiva. Somente em três cidades do interior do estado, a aprovação do presidente fica abaixo de 50%. Em Guajará, a aprovação é de apenas 46,4%, enquanto Boca do Acre tem 39,8% de aprovação, e Apuí apresenta o pior desempenho, com apenas 35% de aprovação.
Tonantins lidera em aceitação ao presidente, com uma alta taxa de aprovação de 80,6%. No entanto, a avaliação de Lula na cidade difere das médias estadual e municipal, que registram aprovação de 45,1% e 34,6%, respectivamente.
Leia também:
Ele está devagar. Não cumpriu o que me prometeu…”, diz cacique Raoni sobre Lula
Outros municípios com boas avaliações incluem Boa Vista do Ramos, com 79,6% de aprovação, Maraã, com 78,9%, Nhamundá, em quarto lugar com 77,7% de aprovação, e São Paulo de Olivença, com 76,8%.
São Gabriel da Cachoeira registra a quarta menor aprovação a Lula, com 51,6%, sendo uma das duas únicas cidades que têm um prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT), o mesmo partido do presidente. Na outra cidade, Urucurituba, a gestão de Lula é aprovada por 74,6% dos moradores.