Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Lula faz 1ª reunião com ministros, “com hora só para começar”

Lula faz 1ª reunião com ministros, “com hora só para começar”

Teve início na manhã de hoje, dia 6, no Palácio do Planalto em Brasília, a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com todos os seus 37 ministros e ministras. O próprio Lula afirmou que o encontro “só tem horário para começar”.

Na abertura da reunião, o presidente leu um comunicado, e afirmou:

“Quem fizer errado sabe que só tem um jeito: a pessoa será, simplesmente, da forma mais educada possível, convidada a deixar o governo. E se cometer algo grave, a pessoa terá que se colocar diante das investigações e da própria Justiça”.


Leia mais:

Lula terá reunião com todos os governadores em 27 de janeiro

Primeiras viagens internacionais de Lula são divulgadas


A declaração é feita em meio ao primeiro desgaste político do novo governo, com a ministra do Turismo Daniela Carneiro (União Brasil). Recentemente, foram divulgadas ligações dela com pelo menos três acusados de chefiar milícias no Rio de Janeiro. A nomeação de Daniela ocorreu como forma de contemplar o União Brasil e aumentar a presença feminina no governo.

O objetivo da reunião é acolher os novos integrantes do primeiro escalão do Governo Federal e alinhar a comunicação dentro da administração Lula. Além disso, o encontro terá uma apresentação da Casa Civil sobre as principais ações de governo, incluindo um panorama sobre obras.

Em seu discurso de abertura, Lula também fez duras críticas à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro – responsabilizando as quase 700 mil mortes ocorridas na pandemia de Covid ao “desleixo” da administração anterior. Ele ainda falou aos seus ministros sobre a necessidade de manter “uma boa relação com o Congresso nacional”.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também discursou, e criticou Bolsonaro por usar máquina pública para tentar se eleger. Depois de sua fala, a reunião foi fechada para a imprensa.