28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

“Longa trajetória de desinformação”, diz Gleisi sobre entidade que apontou queda do Brasil em ranking de corrupção

Publicado em:

- Anúncio -

A deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), criticou, nesta terça-feira (30/01), a queda do Brasil no ranking do Índice de Percepção da Corrupção (IPC), da organização Transparência Internacional. O país caiu 10 posições na lista deste ano, ocupando a 104ª colocação entre os 180 países avaliados.

Para a petista, a organização “tem longa trajetória de desinformação sobre os governos do PT, mas no relatório anual divulgado ontem passaram dos limites”.

“Acusar de retrocesso a indicação dos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino ao STF [Supremo Tribunal Federal], além da escolha de Paulo Gonet para a PGR [Procuradoria-Geral da República], revela apenas a má vontade e a oposição política da ONG a Lula e ao PT”, reclamou Gleisi no X (antigo Twitter).

Pela análise da Transparência Internacional, a “reconstrução do pilar jurídico ainda vem sendo negligenciada frente ao desmonte promovido durante o governo Bolsonaro”.


Leia mais:

Lula: “Não há clima” para nº 2 na Abin se provada relação com Ramagem

EXCLUSIVO: Presidente do PT Manaus confirma Ricardo Nicolau como alternativa para disputar a prefeitura


A entidade aponta que a nomeação de Zanin, que foi advogado de defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da Lava-Jato, e a escolha de Gonet, que não estava na lista tríplice, “evidenciam que muito ainda precisa ser feito para resgatar a autonomia do sistema de Justiça”.

“Queriam que Lula indicasse procurador-geral e ministros lavajatistas? Expliquem antes quem financia vocês, abram suas contas, expliquem os negócios em que se envolveram com [Sergio] Moro e [Deltan] Dallagnol. Poucos saíram tão desmoralizados das investigações sobre os crimes da Lava-Jato quanto a tal Transparência Internacional, que de transparente só tem o nome. As investigações sérias revelaram que a TI foi não apenas cúmplice de Sergio Moro e Dallagnol na perseguição a Lula e ao PT: seus dirigentes tornaram-se sócios nas tentativas da dupla de se apropriar de recursos públicos ilegalmente, o que foi felizmente barrado pelo STF”, completou a deputada.

Abaixo da média global

Segundo a Transparência Internacional, os 36 pontos alcançados pelo Brasil em 2023 representam um desempenho ruim, pois colocam o país abaixo da média global, que é de 43 pontos, da média regional para as Américas (43 pontos), da média dos Brics (40 pontos) e ainda mais distante da média dos países do G20 (53 pontos) e da OCDE (66 pontos).

*Com informações do Correio Braziliense.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -