O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), já traçou seu plano político para a eleição de 2026. Segundo a coluna da jornalista Bela Megale, de O Globo, Lira teria dito a pessoas próximas que planeja concorrer a uma vaga no Senado por Alagoas.
Nesta linha, embora existam duas vagas para o Senado por Estado, Lira deverá bater de frente com o senador Renan Calheiros (MDB-AL) seu maior adversário na política alagoana que deverá tentar a reeleição.
Leia mais:
Câmara aprova taxação de offshores e fundos dos super-ricos
Lula, por chamada de vídeo, solidarizou-se com brasileiros na Faixa de Gaza; assista
Nesta quinta-feira (26), a jornalista revelou que Lira havia manifestado interesse em submeter seu nome a pesquisas de opinião sobre a Presidência da República, o que foi compartilhado com seus aliados no Congresso. A notícia, porém, teria irritado o presidente da Câmara.
O poder de Arthur Lira
No último mês, o presidente Lula cedeu o comando da Caixa ao acordo político do ‘Centrão’, sob a maestria do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira. Em outras palavras, o Centrão só ajudaria o governo se tivesse o controle do banco. O presidente ter cedido às “investidas” do parlamentar confirma o poder que o Centrão pode exercer no Governo Lula.
Contudo, segundo fontes próximas ao presidente da Câmara, o avanço sobre cargos de peso no governo está no início. Ele pretende, pelo menos, dois ministérios importantes, como o da Saúde e o da Agricultura: no primeiro, está a pesquisadora Nísia Trindade, cuja presença Lula assegurou que não abre mão; no segundo, o senador licenciado por Mato Grosso Carlos Fávaro. Na lista de desejos do deputado, há, ainda, o controle de outro banco público.