O novo líder do Republicanos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Roberto Sabino afirmou que a demora na indicação dos membros da base do prefeito David Almeida (Avante) para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito ‘CPI da Semcom’ não é de responsabilidade da sigla, mas de todos os líderes. O parlamentar ainda declarou que vai caminhar com o atual prefeito, caso a legenda decida apoiar o pré-candidato à prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (UB).
No início da tarde desta quarta-feira (15/05), o vereador recebeu a imprensa para esclarecer a recente ida para a liderança do Republicanos. Essa mudança foi apontada pelos vereadores de oposição como a estratégia causadora do enfraquecimento da CPI no parlamento, ou mesmo o não funcionamento. Antes do parecer de admissibilidade da CPI na CMM, o partido era liderado pelo vereador Márcio Tavares, aliado do governador Wilson Lima e apoiador de Roberto Cidade.
“A culpa é do conjunto dos líderes. Não pode culpar o Republicanos. O presidente [da CMM] tem toda a autonomia para colocar em pauta e os líderes decidem. Uma vez que sou líder, eu posso indicar alguém do partido como eu posso me indicar. Na reunião de líderes, eu disse para fazer a CPI depois da eleição, porque agora seria eleitoreira e todo mundo quer palanque e aí fica complicado. A população precisa saber disso. Nada contra investigar, mas neste momento seria uma CPI eleitoreira”, declarou.
📌Roberto Sabino defende “CPI da Semcom” depois da eleição; “agora seria CPI eleitoreira” pic.twitter.com/yNiVxQQtQD
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 15, 2024
Leia mais:
Republicanos decidirá até julho apoio a um pré-candidato à Prefeitura de Manaus, diz Silas Câmara
Com a voz calma e demonstrando uma tranquilidade, nada comparada aos brados e correria dos colegas de parlamento, o vereador e pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam) revelou que seguirá apoiando David Almeida, caso o partido decida apoiar o pré-candidato Roberto Cidade. A sigla tem como presidente estadual, o deputado federal Silas Câmara, responsável pela escolha de Sabino como lider.
“Se o partido não decidir ficar com o David Almeida eu fico por fora. Fora do palanque. Nada impede. Eu vou sem cometer aquilo que gera a infidelidade [partidária]. Tipo assim, não posso ir lá [estar perto], mas estou aqui [de longe] fazendo meu trabalho”, explicou Sabino, que vai aguardar até o mês de agosto o posicionamento final da legenda.
📌Líder do Republicanos na CMM, vereador Roberto Sabino diz que seguirá apoiando David Almeida pic.twitter.com/dLutlsi2eM
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 15, 2024
“Briga dos poderes”
Ao ver a oposição manifestar diariamente, no plenário ou na imprensa, o desejo de iniciar os trabalhos da comissão investigadora, Sabino declarou que o momento vivido é o da briga pelo poder.
“Existem dois grupos declarados na Câmara. Um grupo apoia o prefeito e outro apoia um outro prefeiturável. O certo é que é a briga dos poderes. Só ganha um prefeito. Tem o time de lá que quer fazer de qualquer forma aqui. Eu sou mais pelo povo. Na briga, quem ganha? Qual o resultado de uma briga? É sempre negativo. Precisamos ter cautela e sabedoria”, finalizou o parlamentar, que soma oito mandatos como vereador e deputado estadual.