As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Justiça do MT afasta prefeito de Cuiabá do cargo

Justiça do MT afasta prefeito de Cuiabá do cargo

Emanuel Pinheiro ficará fora do comando da capital de Mato Grosso por seis meses, segundo decisão. (Foto: reprodução/Prefeitura de Cuiabá)

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), foi afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT). O afastamento será por seis meses, segundo informações do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

Ele é investigado por suspeita de envolvimento em esquemas de desvio na Secretaria Municipal de Saúde, apontou o MPMT, nesta segunda-feira (04/03).

O tribunal disse, em nota, que Pinheiro foi afastado “sob a acusação de organização criminosa”. A decisão foi tomada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva. A prefeitura ficará sob o comando do vice-prefeito, José Roberto Stopa (PV).


Leia mais:

CPI da Braskem se reúne na terça e na quarta-feira para ouvir depoentes

Justiça dá 10 dias para Prefeitura de Manaus retirar flutuantes do Tarumã e manda PM ajudar


Citando a acusação do MP, a decisão aponta que Pinheiro “atua como líder da organização criminosa instaurada na capital, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com o objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem às custas do erário municipal”.

Segundo a defesa do prefeito, Pinheiro já foi notificado sobre a decisão às 16h30, horário local (17h30 em Brasília). Pinheiro tem um prazo de 15 dias para entrar com um recurso. Como a decisão foi monocrática, ela pode ser flexibilizada ou até revogada.