
VÍDEO: STF conta com tecnologia de ponta para monitorar julgamento de Bolsonaro
A partir desta terça-feira (2/9), o Supremo Tribunal Federal (STF) dará início ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus ligados ao chamado núcleo 1 da ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado em 2022.
O processo está sendo acompanhado de um esquema especial de segurança em Brasília, coordenado entre a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e a Polícia Judicial do STF.
As autoridades anunciaram que a Praça dos Três Poderes terá sua defesa reforçada com equipamentos de última geração, entre eles drones com tecnologia de imagem térmica.
A medida permitirá a realização de varreduras diárias capazes de identificar movimentações e objetos em grandes distâncias, mesmo em ambientes sem iluminação. O objetivo, segundo comunicado oficial, é garantir “tranquilidade para o andamento dos trabalhos” e prevenir riscos durante as sessões.
Veja:
Saiba mais:
- SSP-DF monta esquema especial de segurança para julgamento de Bolsonaro e desfile de 7 de Setembro
- STF começa a julgar Bolsonaro e aliados na terça (2); veja como funciona
O julgamento será conduzido pela Primeira Turma do STF, sob presidência do ministro Cristiano Zanin, que programou um total de seis sessões extraordinárias além das ordinárias. No cronograma, estão previstas análises que podem se estender por até 27 horas no total. Diferente do usual, os encontros ocorrerão em diversos turnos e dias da semana, não se limitando às tardes de terça-feira, como é praxe nas turmas do Supremo.
Os réus não têm a obrigação de comparecer presencialmente. De acordo com informações da CNN, o tenente-coronel Mauro Cid, um dos acusados, decidiu não comparecer para evitar constrangimentos diante dos demais envolvidos.
Confira as datas e horários do julgamento de Jair Bolsonaro no STF:
-
2 de setembro, terça-feira: 9h às 12h (Extraordinária) e 14h às 19h (Ordinária)
-
3 de setembro, quarta-feira: 9h às 12h (Extraordinária)
-
9 de setembro, terça-feira: 9h às 12h (Extraordinária) e 14h às 19h (Ordinária)
-
10 de setembro, quarta-feira: 9h às 12h (Extraordinária)
-
12 de setembro, sexta-feira: 9h às 12h (Extraordinária) e 14h às 19h (Extraordinária)
