A virada para o ano de 2025 trouxe um “start” para a corrida eleitoral que envolve o cenário politico para 2026. Entre entrevistas, comentários, aparições (e até a falta delas), é possível percecer possíveis candidatos para o Senado e o Governo do Amazonas.
Um dos nomes mais falados e cogitados para o Senado é do governador do Amazonas Wilson Lima (UB). Lima já admitiu que, se for baseado em uma lógica, o objetivo é realmente concorrer a uma cadeira no âmbito federal. A atitude, segundo ele, não passa do convencional que um cargo político exige.
“O caminho natural de quem foi govenador e se reelege para um segundo mandato, é de ir para o Senado”, afirmou Wilson Lima em entrevista ao Programa Meio Dia Com Jefferson Coronel.
A decisão ainda levará em conta reuniões e debates com seu grupo político que está fortemente alinhado como ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Muita coisa vai acontecer até 2026. A gente (ele e Jair Bolsonaro) ainda não teve nenhuma conversa nesse sentindo, mas aqui eu já quero adiantar que o meu compromisso é com o presidente Bolsonaro, meu compromisso é com esse grupo, é esse o grupo com qual eu tenho alinhamento e é nesse sentindo que nós vamos caminhar em 2026”, dispara Lima.
Wilson Lima x David Almeida
A 38 dias da eleição em primeiro turno, em 2024, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que até então disputava a reeleição, revelou o motivo de ter rompido relação política com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).
Almeida comentou que Lima quis impor o vice-governador Tadeu de Souza (Avante) como seu candidato a vice-prefeito.
“As condições que ele impôs a mim eu não aceitei. Falei para ele convencer o Tadeu. Estou esperando até hoje. É uma proposta que não tem cabimento”, afirmou em entrevista ao grupo G6 de sites de Manaus.
Lembrando que Tadeu de Souza foi uma indicação, em 2022, para a reeleição do governador. Com isso, correu as informações de que houve um certo “acordo” entre eles, a ideia seria uma indicação de vice para Almeida, assim como foi feito para Lima.
Com o passar do tempo, foi perceptível ver que o tal acordo não deu certo. David Almeida preferiu escolher um filiado do Avante, o ex-secretário Renato Júnior.
A decisão fez com que Lima não apoiasse à reeleição de Almeida, sugerindo o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Roberto Cidade (UB), para a concorrer à Prefeitura de Manaus.
Outro exemplo claro de rompimento, é a ausência de Wilson Lima em solenidades que envolvem David Almeida, sempre acionado representantes para as cerimônias.
Futuro de Tadeu de Souza
Em entrevistas, o vice-governador está bem otimista com sua trajetória política, chegando a afirmar a possibilidade de se candidatar ao Governo do Estado caso Wilson Lima concorra ao Senado Federal, em 2026.
Mas,e se isso não existir? Existe um plano B!
Se não for o candidato majoritário ao cargo, Tadeu de Souza pode vir a compor a chapa encabeçada por Omar Aziz novamente como vice. Sobre essa possibilidade, ele preferiu não comentar.
“Sobre as eleições de 2026, é prematuro falar sobre composições neste momento porque, como eu disse, quem manda é o eleitor. Como é da democracia, qualquer decisão nesse sentido deverá partir do grupo político do qual faço parte”, pontuou.
Omar Aziz, todo mundo sabe, mas não admite
Ventilando nos bastidores à tempos, Omar Aziz (PSD) concorrerá ao Governo do Amazonas em 2026. Apesar do senador não admitir isso diretamente justificando que “ainda é cedo demais”, em entrevistas recentes, já considerou a possibilidade, mesmo que indiretamente.
“Em relação à 2026, hoje eu tenho o apoio de 100% das lideranças do interior. Tive na eleição passada, 70% dos votos no interior para o Senado. Agora, isso é momento, eu estou assim, mas daqui a dois anos, em 2026, tem muito chão para correr”, diz o senador em entrevista ao Programa Lomittas Tá On, da Rede Onda Digital.
Aziz ainda confirma que aproveitará 2025 para fazer viagens as cidades do interior do Estado, afim de conversar e firmar alianças com os prefeitos dos municípios.
Não é novidade para ninguém que David Almeida tem uma gratidão com o Aziz e Eduardo Braga. A retribuição do apoio durante a reeleição será posta em prova em 2026, segundo informações de bastidores.
Saiba mais:
Zé Ricardo quer alterar Loman para impedir prefeito de reajustar tarifa de ônibus
Lula retorna ao Planalto nesta segunda (6) após recuperação de cirurgia na cabeça
O que podemos esperar para 2026?
Um cenário marcado pela frase “ainda é muito cedo”, que não saiu da boca de todos os cogitados a candidatos. Podemos esperar nada fora do comum, afinal de contas, os possíveis nomes já demonstraram estar por dentro do jogo que definirá 2026.
Apesar disso, ainda existe alguns nomes a serem declarados que, no decorrer dos meses, farão parte desse tabuleiro eleitoral.