O vereador João Paulo Janjão (Agir) apresentou recentemente dois projetos de lei e uma indicação para assegurar mais segurança com sinalizações e faixas exclusivas para atletas em locais que são realizadas corridas de rua na cidade de Manaus.
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (7/5) o parlamentar demonstrou interesse em nomear um dos projetos como Emanuel da Costa, corredor que perdeu a vida no último dia 1º de maio, logo após participar de sua primeira corrida de rua.
“A gente sabe que as leis não são conhecidas pelo nome, são conhecidas por número, mas eu quero pedir que, assim que a lei for aprovada, conto com a colaboração de todos os vereadores que ela passe a ser conhecida como Emanuel da Costa, como uma forma de homenagear o Emanuel que correu a sua primeira corrida e teve um fim trágico, uma forma de homenagear sua família e um reconhecimento de que, infelizmente, precisou acontecer isso com ele para que a lei fosse criada”, explicou o parlamentar.
Veja:
João Paulo Janjão quer nomear Lei de ‘Emanuel da Costa’ para prevenção à vida de corredores de rua pic.twitter.com/YARKDDO9MR
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 7, 2025
Saiba mais:
A primeira matéria propõe que seja criada uma faixa exclusiva para os participantes, em todas as corridas de rua realizadas em Manaus, este em ocasião foi protocolado na última segunda-feira (5/5).
“Fala sobre a via exclusiva, é algo meio complexo, mas a gente vai debater com os órgãos responsáveis, vamos até às últimas instâncias para que isso aconteça, quem sabe a gente não vire referência para o Brasil inteiro”, explicou o parlamentar à Rede Onda Digital.
Já o segundo texto, torna obrigatória a realização de blitz nas imediações do evento, com pelo menos uma hora de antecedência, além da permanência de agentes e batedores durante todo o percurso, a fim de orientar motoristas e garantir a segurança dos atletas.
“É pedindo uma blitz de trânsito ao redor do evento, poucas horas antes e que permaneça, também, batedores do IMMU e comecem a alertar os motoristas a diminuir a velocidade. Tem evento ali perto, tem pessoas correndo e assim a gente vai ganhar respeito”, pontuou.
Ainda à Rede Onda Digital, o parlamentar reforçou o empenho para que o texto seja analisado com seriedade pelos colegas.
“A gente precisa rever muita coisa com relação a segurança dos corredores de rua, e é isso que a gente buscou com esses dois projetos de lei”, pontuou.
Acompanhe:
João Paulo Janjão comenta sobre importância faixa exclusiva e blitz reforçada para corredores de ruas pic.twitter.com/yGEV6PaDaU
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 7, 2025