As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

João Luiz propõe Medalha Ruy Araújo e título de Cidadão do Amazonas a deputado do RJ

As medidas passam a valer a partir da data de publicação da lei das honrarias
João Luiz propõe Medalha Ruy Araújo e título de Cidadão do Amazonas a deputado do RJ

Reprodução/ Republicanos.

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) propôs à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a concessão de duas importantes homenagens ao deputado estadual do Rio de Janeiro, Danniel Librelon Dias de Castro: a Medalha Ruy Araújo e o Título de Cidadão do Amazonas, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense. As propostas foram protocoladas no sistema legislativo da Aleam nesta quarta-feira (17/9).

A Medalha Ruy Araújo, maior comenda do Legislativo estadual, é destinada a personalidades que se destacam nos meios político, jurídico, cultural e social. A proposta foi aprovada em plenário e seguiu para diretoria de documentação, e posteriormente, seguirá para promulgação.

O Título de Cidadão do Amazonas é concedido a personalidades que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do estado, reforçando o vínculo e o reconhecimento público de seus serviços. A proposta está no primeiro dia de pauta da Casa Legislativa.

Conforme o documento, Danniel Librelon tem uma trajetória marcada por trabalhos no Amazonas, onde coordenou por dois anos o projeto Força Jovem Universal (FJU), antes de assumir a mesma função no Rio de Janeiro. Posteriormente, tornou-se Diretor-Presidente do Centro Cultural Jerusalém (CCJ), que abriga a segunda maior maquete do mundo da Terra Santa.

A justificativa das honrarias não apresenta os argumentos para o mérito, mas apenas a trajetória do deputado estadual do Rio de Janeiro. Procurado pela Rede Onda Digital, por meio de sua assessoria, João Luiz afirmou que o Daniel se destacou por coordenar o Projeto Força Jovem, iniciativa voltada à prevenção do uso de álcool e outras drogas.

Confirma nota completa:

“Em sua trajetória, Daniel teve uma atuação marcante no Amazonas, onde assumiu a missão de coordenar o Projeto Força Jovem. Nesse período, desenvolveu ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, além de promover atividades educativas voltadas à formação cidadã e ao fortalecimento de valores entre os jovens do Estado.

Para além de uma escolha de vida pautada pelo compromisso com o próximo, que por si só já é uma renúncia, uma vida dedicada a salvar vidas, o cuidado com os jovens, prevenindo-os e recuperando-os do mundo das drogas, representa não apenas um ato de amor, mas também uma oferta gratuita de compaixão a alguém que muitas vezes ele nem conhece. Trata-se de um gesto que transcende funções institucionais e se revela como um verdadeiro testemunho de entrega, altruísmo e compromisso com a transformação da juventude.

Estamos no mês de prevenção à saúde mental e ao suicídio, o Setembro Amarelo, e o Daniel, com maestria, dedicou anos da sua vida, no Amazonas e em outros Estados, para cuidar de pessoas que, por vezes, são esquecidas. Um serviço tão valoroso e sem qualquer remuneração merece ser reconhecido!”


Saiba mais: 

Janjão anuncia pré-candidatura a deputado estadual em 2026 e reafirma apoio a Omar Aziz

Eduardo Braga garante posição firme do MDB contra PEC da Blindagem


As entregas das homenagens serão realizadas em Reunião Especial no plenário Ruy Araújo, em data e horário a serem definidos pela Mesa Diretora da Aleam.