Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

“Já tive microfone desligado, riam de mim, tentaram me cercear”, desabafa Joana Darc sobre desafios na causa animal

A deputada estadual foi entrevistada pela jornalista Ana Flávia Oliveira, da Rede Onda Digital, onde abordou os desafios como mulher na política e em defesa dos animais

Joana Darc Cordeiro de Lima é bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Manaus), médica veterinária pelo Centro Universitário Fametro e é a primeira parlamentar eleita no Amazonas a levantar bandeira pela defesa da causa animal, que é um dos principais pilares de seu trabalho na política.

Atuando como deputada estadual fez indicação da criação e construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Norte do Brasil, junto ao Poder Executivo. A obra está em construção desde 2022.

A parlamentar concedeu entrevista a jornalista Ana Flávia Oliveira, da Rede Onda Digital, onde abordou os desafios que enfrenta – por ser mulher – no meio político e também sua luta em defesa pela causa dos animais, que a elegeu vereadora e, atualmente, como deputada do Amazonas.

Leia a íntegra da entrevista com Joana Darc:

Rede Onda Digital – Como foi a transição de ativista para vereadora e depois deputada estadual? Quais foram os maiores desafios nesse processo?

Joana Darc – O maior desafio nesse processo foi o fato de ser mulher na política que defendia a causa dos animais, e isso foi tanto para ser vereadora quanto deputada estadual. Enquanto parlamentar na Câmara Municipal de Manaus, eu já tive meu microfone desligado, já tentaram me cercear de diversas vezes e riam de mim quando eu subia na tribuna para defender a causa dos animais.

Outro desafio foi ouvir durante a campanha política o seguinte: “animais não votam”. Mas isso não me abalou e jamais vai abalar, pois tenho certeza do trabalho que faço, tanto que sou a deputada, mulher, protetora dos animais, mais votada do Amazonas, com 87.182 votos.

Rede Onda Digital – Quais foram as maiores dificuldades que enfrentou como mulher na política? Houve resistência por parte dos colegas ou da sociedade?

Joana Darc – Como dito antes, sim, enfrentei resistência, mas mostrei para eles o que é ser resistente, pois ser mulher na política é isso. A gente sobrevive não somente ao espaço político que, por anos, foi um local ocupado em sua maioria por homens, mas também sobrevivemos às ruas.

A cobrança para uma deputada é dobrada, a cobrança para uma dona de casa é dobrada, pois ser mulher, seja dentro ou fora da política, pois, alguém como eu que é concursada pública e sabe bem como é isso, entende que a cobrança para as mulheres sempre será dobrada.

Rede Onda Digital – O que a motiva a continuar na política? Ainda há objetivos que deseja alcançar dentro da sua atuação legislativa?

Joana Darc – Quando eu olho pra trás e vejo a Joana de 20 anos, eu lembro do porquê entrei na política. Fui a vereadora mais jovem de Manaus porque queria lutar pelos animais, pois sabia que tudo o que era necessário fazer para melhorar as políticas públicas para a causa animal precisava do âmbito político.

Apesar de ser política, sou médica veterinária, advogada e concursada da Procuradoria Municipal de Manaus, tenho uma carreira consolidada, mas enquanto parlamentar sempre irei lutar por todas as causas.

Rede Onda Digital – Você tem interesse em disputar outros cargos no futuro, como deputada federal, por exemplo?

Joana Darc – Isso está nas mãos de Deus e tudo no tempo d’Ele.

Rede Onda Digital – Quais são seus planos futuros para continuar avançando nessas causas e quais novas iniciativas pretende propor?

Joana Darc – Eu lutei muito pela criação da Secretaria de Proteção Animal do Amazonas, a SEPET, porque avançamos demais no legislativo, mas precisamos de uma força maior no legislativo, apesar do governador Wilson Lima sempre ter ajudado na causa.

E é importante ressaltar que nunca tivemos um governador tão benevolente à causa dos animais como a atual gestão. Então, após a SEPET ficar a todo vapor, vamos destinar emendas para o funcionamento do Hospital Público Veterinário para ser o melhor hospital para os animais no Brasil. Além disso, vamos ampliar e massificar as castrações em todo o Amazonas e, quem sabe, vamos ter o primeiro castramóvel fluvial, pois sabemos que nossos rios são nossas estradas.

Rede Onda Digital – Quais desafios você enfrentou ao conciliar sua vida pessoal, especialmente como mãe atípica, com sua carreira política e ativismo?

Joana Darc – Quando me tornei mãe de uma criança com Síndrome de Down, eu encontrei forças no meu filho que jamais imaginei que encontraria em outro lugar. Isso não atrapalhou na minha vida política ou no meu ativismo, mas foi difícil conciliar a maternidade atípica com os trabalhos, pois como disse antes, tudo que é cobrado para uma mulher é dobrado, seja dentro ou fora da política.

Por exemplo, durante a pandemia, eu estava grávida do Joaquim e estava nas ruas ajudando as pessoas com oxigênio e ajudando também os animais.

Rede Onda Digital – Como mãe de uma criança com síndrome de Down, de que forma sua experiência pessoal tem influenciado suas ações e propostas legislativas voltadas para as pessoas com deficiência?

Joana Darc – Eu já trabalhava pela causa da pessoa com deficiência antes de ser mãe atípica, mas com a chegada do Joaquim, fiz questão de ampliar tudo o que eu já fazia, pois tive a vivência de causa.

Hoje, sou uma das palavras que defende com unhas e dentes a causa PCD e sempre estou à disposição da população para ouvir, debater e verificar se os direitos desse público estão sendo seguidos ou violados em algum lugar no Amazonas. Tivemos recentemente casos alarmantes de autistas sendo agredidos e fiz questão de levar para a tribuna para denunciar e ouvir, no rigor da lei, os culpados.


Saiba mais: 

EXCLUSIVO: Arthur Neto se coloca à disposição para concorrer às eleições em 2026 

Thaysa Lippy: “Apesar dos avanços, a representatividade feminina ainda enfrenta barreiras significativas”


 

Rede Onda Digital – Se pudesse deixar um legado político no Amazonas, qual seria?

Joana Darc – O Hospital Público Veterinário do Amazonas. Esse é o meu maior legado enquanto deputada estadual e eu sei que um dia vou olhar pra trás sabendo que tudo que enfrentei foi em favor da saúde e bem-estar dos animais, beneficiando a saúde pública do nosso estado.

Deputada Estadual Joana Darc - (Foto: Reprodução) .
Deputada Estadual Joana Darc – (Foto: Reprodução) .

Rede Onda Digital – Você foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Proteção aos Animais na Assembleia Legislativa do Amazonas. Como avalia esse marco na sua trajetória?

Joana Darc – Eu cheguei na Assembleia Legislativa do Amazonas, em 2019, e a primeira demanda que fiz foi criar de forma permanente a Comissão de Proteção aos Animais da Aleam, algo que não consegui na CMM. Isso tá na história e vai ficar após eu, algo dia, sair da política.

E com essa criação, a gente tem aí diversas leis, eu sou a parlamentar que mais tem leis voltadas para a causa animal e isso me alegra demais. Hoje, a CPAMA é a única das Assembleias do Brasil a ser especializada em resgates técnicos de animais em desastres.

Rede Onda Digital – Olhando para sua trajetória até aqui, qual projeto ou iniciativa você considera sua maior conquista política?

Joana Darc – Eu quero destacar três conquistas do nosso mandato que foram e são fundamentais no estado. Primeiro, a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), um projeto pioneiro para a causa da pessoa autista no Amazonas. Isso garante atendimento prioritário em todas as áreas e segmentos dos serviços públicos e privados no Amazonas, em especial na área de saúde, educação e assistência social. Quando eu vejo uma pessoa com essa carteirinha, eu tenho muito orgulho do que construímos até aqui.

O segundo é o projeto Castramóvel, também de autoria do nosso mandato, que já visitou comunidades de difícil acesso na Calha do Rio Negro e dezenas de bairro na capital, atingindo mais de 45 mil castrações de cães e gatos no Amazonas.

Por último, mas não menos importante, o primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas. A obra está finalizada, o Governo do Estado está com a parte burocrática, agora, na parte de colocar para funcionar a todo vapor nos próximos meses.

Deixe seu comentário
- Publicidade -

Mais lidas

Três deputados do Amazonas assinaram requerimento do Projeto de Lei da anistia, veja quem são

O requerimento de urgência para o projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 atingiu, nesta...

“Vai contar comigo como governador”, diz Omar Aziz durante evento em Parintins

O senador Omar Aziz (PSD) deixou o institucional de lado e subiu o tom ao falar em 2026. Durante evento que celebrou os 100...

Fogão industrial explode enquanto salgados eram fritos em comércio de Manaus

Um fogão industrial explodiu no momento em que salgados eram fritos na cozinha de um ponto comercial localizado na rua Darcy Michiles, no Centro...

Bolsonaro atualiza estado de saúde no Rio Grande do Norte: “Possível intervenção cirúrgica”

O ex-presidente Jair Bolsonaro, apareceu pela primeira vez, após ser internado nesta sexta-feira (11/4) após sentir fortes dores abdominais em decorrência das muitas cirurgias...
- Publicidade -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
- Publicidade -
Leia também

Três deputados do Amazonas assinaram requerimento do Projeto de Lei da anistia, veja quem são

O requerimento de urgência para o projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 atingiu, nesta...

“Vai contar comigo como governador”, diz Omar Aziz durante evento em Parintins

O senador Omar Aziz (PSD) deixou o institucional de lado e subiu o tom ao falar em 2026. Durante evento que celebrou os 100...

Fogão industrial explode enquanto salgados eram fritos em comércio de Manaus

Um fogão industrial explodiu no momento em que salgados eram fritos na cozinha de um ponto comercial localizado na rua Darcy Michiles, no Centro...

Bolsonaro atualiza estado de saúde no Rio Grande do Norte: “Possível intervenção cirúrgica”

O ex-presidente Jair Bolsonaro, apareceu pela primeira vez, após ser internado nesta sexta-feira (11/4) após sentir fortes dores abdominais em decorrência das muitas cirurgias...

Roberto Cidade critica infraestrutura de bairros na zona Leste de Manaus: “Deplorável”

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), divulgou nas redes sociais, neste sábado (12/4), um vídeo...

Amazonas registra ampliação de 194,3% na cobertura de prevenção à tuberculose

Dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) mostram a ampliação da cobertura de prevenção à tuberculose no Estado em 194,3%, nos...
plugins premium WordPress