Janela partidária: Três deputados federais do Amazonas articulam troca de partido de olho nas eleições

Pauderney Avelino, deputado federal pelo União Brasil. (Foto: Onda Digital)
O Partido Podemos poderá se tornar um dos maiores partidos no Amazonas e com mais representantes na Câmara Federal após a janela partidária, que será aberta em 3 de março e vai até 4 de abril. Sem nenhum representante amazonense na Câmara Federal, o Podemos trabalha para filiar Amon Mandel (Cidadania), Saullo Viana (União Brasil) e Pauderney Avelino (União Brasil).
Conforme Pauderney, há uma grande articulação entre os três para ingressar no Podemos, que é um partido de médio porte, mas que vai crescer, com a filiação de ao menos dez deputados federais nos próximos meses. Sobre o partido atual, Pauderney afirmou que tanto ele, quanto Saullo, consideram as lideranças do União muito complicadas, tanto no âmbito nacional, sob a presidência de Antônio Rueda, quanto no estadual, presidido pelo governador Wilson Lima.
“Eu, Amon e Saullo estamos neste movimento, queremos eleger três ou dois deputados, mas com a condição de que o eventual perdedor não fique isolado”, afirmou Pauderney, que atualmente exerce o mandato por ser o suplente de Saullo Vianna, hoje secretário municipal das Mulheres, Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Manaus.
Amon Mandel busca um novo partido para garantir a presença numa nominata competitiva e em condições de reelegê-lo para um segundo mandato na Câmara Federal. Na última eleição ele foi o recordista de votos, tendo recebido 288.555 mil votos, a maior votação proporcional do País naquela eleição.
Saiba mais:
Wilson Lima reconhece atuação de Tadeu de Souza em ofensiva pelo interior do Amazonas
Podemos tem representantes na Aleam e CMM
Sem representação no Congresso Nacional, o Podemos é um partido com boa representação nas casas Legislativas do Amazonas. Na Assembleia Legislativa (Aleam) são três deputados estaduais, sendo que dois deles têm perspectivas de usarem a janela partidária para trocar de sigla. Na Câmara Municipal de Manaus (CMM) são dois vereadores.
Os três deputados estaduais são Alessandra Campelo, Comandante Dan e Dr. Gomes. Alessandra é cobiçada pelo PSD, partido do senador Omar Aziz, de quem ela é próxima. Comandante Dan é cotado para ir ao Republicanos, partido liderado pelo irmão dele, o deputado federal Silas Câmara. Dr. Gomes deve ficar no partido.
Na CMM, os vereadores do Podemos são: Allan Campelo e Yomara Lins, ambos não devem ser candidatos neste ano e não têm pressa para discutir filiação partidária.






