A empresária do segmento de luxo de confecção feminina, Janaína Jamilla Geraldo dos Santos, foi nomeada vice-presidente do Fundo Manaus Solidária. A nomeação foi assinada pelo prefeito reeleito David Almeida (Avante) e foi publicada no Diário Oficial do município nesta sexta (3/1).
Janaina concorreu à vereadora de Manaus, pelo Avante, o mesmo partido do David Almeida, mas não conseguiu se eleger com 2.698 votos, segundo o TSE. A empresária atuou com grande participação na campanha de reeleição de Almeida e apareceu em vários eventos ao lado dele.
Conforme seu registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral, Janaína se descreveu como empresária e apresentou um patrimônio avaliado em R$ 1 milhão de reais e não registrou formação técnica. Ela é também conhecida pela amizade com a primeira-dama do município, Izabelle Fontenelle.
Veja abaixo o extrato da nomeação de Janaína:
Leia mais:
Jornalista Roberta Bindá assume diretoria de comunicação da Câmara Municipal de Manaus
Reizo Castelo Branco não foi eleito vereador, mas é nomeado diretor na CMM
O Fundo Manaus Solidária (FMS) é órgão vinculado à Casa Civil e tem a função de apoiar atividades filantrópicas e promover ações sociais.
Em comunicado oficial, a empresária afirmou:
“Assumir a vice-presidência do Fundo Manaus Solidária é um desafio que acolho com entusiasmo e compromisso. Pretendo contribuir para fortalecer políticas públicas voltadas para mulheres, mães cuidadoras e pessoas com deficiência, garantindo inclusão, acessibilidade e igualdade de oportunidades”.
Quem comandará a pasta, como presidente, será Emerson da Silva Castro. Antes dele quem presidia a FMS foi a irmã do prefeito, Dulce Almeida, de janeiro de 2021 a março de 2022. Após, passou a comandar a Semed até o fim do primeiro mandato do prefeito. Em 2025, Dulce foi nomeada para o cargo de vice-presidente para assuntos administrativos no Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), com foco no desenvolvimento de políticas educacionais e no projeto de criação da “Cidade do Autista”.