O vereador de Manaus, Jaildo Oliveira (PV), utilizou seu tempo na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quarta-feira (12/03) para denunciar uma suposta intimidação por parte de um “capanga” ligado ao diretor afastado do Sindicato dos Trabalhadores e Empresas de Transporte Especial, Turismo, Fretamento, Locadora e Carros de Valores Intermunicipal de Manaus (Sindespecial), William Enock de Sousa Siqueira.
O dirigente sindical foi afastado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) após suspeitas de fraude durante a eleição sindical.
O Sindespecial representa trabalhadores de empresas privadas do setor de transportes. Além de William, seu sobrinho e diretor da entidade, Gabriel Enock Marinho Siqueira, também foi afastado pelo mesmo motivo. Ambos foram eleitos para o período de 2022 a 2026 em um pleito agora sob investigação.
Durante sua fala na tribuna, Jaildo Oliveira criticou a postura de alguns membros do sindicato, afirmando que tentam intimidar quem se opõe a eles.
“Vou relatar o que já havia relatado, sobre o comportamento de algumas pessoas ligadas à instituição, que acham que estamos na Venezuela e tentam, de qualquer forma, intimidar as pessoas que se opõem. A democracia é essa, a gente tem que respeitar a opinião e a divergência de cada pessoa”, declarou o vereador.
Saiba mais:
- VÍDEO: Bolsonaro pede anistia a presas do 8 de janeiro e convoca aliados para ato em Copacabana
- VÍDEO: Após permissão de Moraes, Bolsonaro e Valdemar se preparam para reencontro em Brasília
O parlamentar relatou que foi abordado de maneira suspeita enquanto realizava panfletagem na Torquato Tapajós, em frente à empresa Tema Transportes. Ele estava distribuindo informativos sobre alternativas para os trabalhadores do setor de transporte especial, que atendem o Polo Industrial de Manaus.
“Muito estranho a pessoa tentar intimidar a gente, abordando, fazendo imagens. Ele [apoiador de William] e o capanga dele tentando nos intimidar. Imagine o que ele não fazia quase 15 anos à frente dessa entidade com os trabalhadores”, denunciou Jaildo.
Veja vídeo:
🗣️ Vereador Jaildo Oliveira diz ter sido intimidado por 'capanga' de presidente afastado do Sindespecial pic.twitter.com/O2fHRwZb6G
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 12, 2025
William responde acusação de Jaildo Oliveira
Na tarde de ontem, Jaildo Oliveira se viu no centro de polêmicas ao ser acusado de intimidar motoristas da empresa Tema Transportes. Segundo relatos, o parlamentar teria tentado filmar os trabalhadores da empresa, possivelmente para utilizar as imagens de maneira prejudicial a seus colegas.
A equipe de reportagem da Rede Onda Digital entrou em contato com o diretor do Sindespecial para ouvir a versão dele do ocorrido. Segundo ele, Jaildo Oliveira quer utilizar sua influência política para beneficiar familiares dentro do Sindespecial.
“O vereador quer botar o irmão dele como presidente do sindicato, conseguiram uma liminar de forma estranha e nós não fomos notififcados. Na tarde de ontem, o vereador foi numa fábrica ‘vender o peixe’ dele e do irmão dele, fazer política. Só que os trabalhadores não queriam ouvir ele e não queriam saber, por causa do passado deles, que muita gente já conhece. Aí ele começou a filmar e os trabalhadores se revoltaram contra ele, teve uma confusão e pediram para ele se retirar de lá”, relatou William Enock.