25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Do dedo amputado à cirurgia no crânio: Relembre histórico médico do presidente Lula

Publicado em:

- Anúncio -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta após uma cirurgia de emergência no Hospital Sírio-Libanês, realizada para tratar um sangramento no crânio decorrente de uma queda em outubro.

O caso se tornou mais um capítulo no extenso histórico médico do presidente Lula, que já enfrentou diversos problemas de saúde ao longo de sua vida pública e pessoal.

Como Lula perdeu o dedo?

Ainda jovem, quando trabalhou como torneiro mecânico, Lula perdeu o dedo “mindinho” da mão esquerda em um acidente com uma prensa.

O acidente ocorreu Vila Carioca, em São Paulo. Segundo Lula, em um de seus turnos da madrugada, uma das prensas quebrou. Ele então fez um parafuso para consertar, mas ao colocá-lo dentro da máquina acabou tendo o “mindinho” amputado.

Apendicite aguda em 1988

Como deputado federal, Lula passou por uma cirurgia de emergência para a retirada do apêndice, um procedimento necessário após um quadro de inflamação aguda, conforme noticiado pela Folha.

Problemas ortopédicos e torções

Enquanto fazia sua campanha, que o levou ao seu primeiro mandato, em 2002, o presidente teve que lidar com inflamações crônicas que causavam dores, por esforço repetitivo e exagerado.

Lula  também teve episódios de torções os dois primeiros mandatos que o fizeram adiar compromissos.

O presidente teve o pé esquerdo imobilizado em 2003, impedindo ele de participar de uma cerimônia ao lado do então presidente Boliviano, Carlos Mesa.

Em novembro de 2006, pouco após sua reeleição, utilizou uma cadeira de rodas na Nigéria, durante uma cúpula com países africanos, devido a um problema no tornozelo direito.

Tratamentos respiratórios e nasais

Em 2005, Lula fez uma cirurgia no pólipo nasal, tecidos que surgem de forma anormal e que podem ser malignos, que não era o caso do presidente. Apesar disso, a retirada foi recomendada porque prejudicava sua respiração havia dois anos.


Leia mais sobre o presidente Lula:


Crise hipertensiva em 2010 

Enquanto estava no avião que o levaria para o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a pressão arterial de Lula subiu demais e omo precaução, ele acabou internado no Real Hospital Português de Beneficência (RHP), em Recife, onde passou a noite antes de receber alta pela manhã.

O incidente ocorreu em janeiro de 2010 e modificou a agenda de Lula, que acabou sendo cancelada por três dias por orientação médica.

Lula teve câncer

Em outubro de 2010, menos de um ano após deixar a Presidência, Lula fez uma brincadeira então presidente Dilma Rousseff que estava ficando rouco por causa de um câncer na garganta.

O palpite logo foi confirmado após exames que localizaram o tumor na laringe, causado por décadas de tabagismo e herança genética. Depois de passar por tratamento com quimioterapia e radioterapia, o presidente Lula foi curado.

Lula pegou Covid duas vezes

Em dezembro de 2020, Lula testou positivo para Covid-19 enquanto estava em Cuba, durante uma série de exames preventivos. Tomografias identificaram lesões pulmonares compatíveis com broncopneumonia associada à doença. Apesar do diagnóstico, o ex-presidente passou por tratamento e, conforme divulgado na época, apresentou uma “excelente recuperação”.

Já em junho de 2022, Lula voltou a testar positivo para o vírus. Dessa vez, o cenário foi bem diferente: ele estava vacinado e completamente assintomático.

Lesão na laringe

Após vencer as eleições presidenciais de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o diagnóstico de uma leucoplasia na prega vocal esquerda, uma lesão branca e plana que pode afetar mucosas da boca e garganta. A condição que causava rouquidão, preocupava a equipe médica, mas os exames descartavam a presença de câncer na região.

O tratamento foi realizado com uma cirurgia para remoção da leucoplasia, e Lula apresentou boa recuperação no período pós-operatório. A leucoplasia, embora não seja necessariamente cancerígena, é considerada uma lesão que exige monitoramento devido ao risco de evolução para quadros mais graves.

Bursite, agora no joelho

Após casos de bursite no ombro, dessa vez o presidente foi afetado no joelho em 2023. Incapacitado temporariamente, Lula cancelou sua presença em um evento da Caixa, após sentir fortes dores em uma das pernas e precisou ser atendido para controlar a dor.

Influenza e pneumonia

Em 2023, influenza A e pneumonia “leve” afastaram o presidente no mês de março. O presidente precisou cancelar sua viagem à China e outros compromissos oficiais, e ficou atuando no Palácio da Alvorada, a residência oficial, por cerca de uma semana.

Problemas no Quadril

O principal desconforto enfrentado por Lula teve início em julho de 2023, quando começou a sentir dores intensas no quadril. Após meses sentido dores, foi identificado que o presidente estava com artrose na região e, como medida para aliviar as dores, recebeu uma denervação percutânea no lado direito do quadril. Esse procedimento minimizou as dores que ele sentiu “na cabeça do fêmur”.

Em outubro de 2023, uma situação se agravou e Lula precisou passar por uma artroplastia total de quadril , procedimento cirúrgico que consiste na substituição das partes danificadas do quadril por próteses artificiais. O processo envolveu a remoção de partes dos ossos da coxa e da bacia, que foram substituídas por peças de metal e porcelana. A recuperação foi bem-sucedida, com os médicos informando que o presidente se recuperou da cirurgia.

Cirurgia estética

Aproveitando o período de internação, Lula também se submeteu a uma blefaroplastia , procedimento cirúrgico estético para remover o excesso de pele nas reservas. Além de ser uma cirurgia estética, a blefaroplastia pode ter sido realizada para melhorar a visão, já que o excesso de pele pode dificultar a visão periférica ao cobrir parcialmente os olhos.

Curativo Misterioso

Em junho de 2023, outro procedimento gerou atenção. O presidente foi visto em vários eventos públicos com um curativo no dedo médio da mão esquerda. A equipe médica de Lula revelou à Folha de S.Paulo que ele retirou uma verruga localizada embaixo da unha, através de um tratamento dermatológico.

Lula cai e bate a cabeça

No dia 19 de outubro deste ano, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial da Presidência, no Palácio da Alvorada, em Brasília. Durante o acidente, ele bateu na região da nuca e precisou levar cinco pontos. Exames de imagem realizados no mesmo dia confirmaram que, embora grave, o impacto não causou danos mais severos.

Após cerca de uma hora no hospital, Lula foi liberado para retornar à residência oficial. No entanto, os médicos recomendaram o cancelamento de viagens mais longas durante as semanas seguintes. A orientação levou o presidente a desistir da viagem à Rússia, onde participaria da cúpula do BRICS.

E em dezembro, ele precisou passar por uma cirurgia de emergência para conter um sangramento no crânio.

*Com informações de UOL e Folha de S.Paulo

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Fucapi
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -