O ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão, afirmou que o prefeito de Manaus, David Almeida, vem beneficiando familiares e amigos próximos, com cargos em secretarias da prefeitura. A declaração foi feita durante o programa Lomittas Tá On, exibido na Rede Onda Digital nesta terça-feira (14/1). O ex-parlamentar não economizou críticas a Almeida e ao que chamou de “prefeitura dos amigos”.
“É a prefeitura dos amigos. É a prefeitura do conluio. Essa prefeitura é a prefeitura de negócios que precisam ser investigados”, declarou.
Hissa não especificou a quais negócios se referia. E continuou:
“Se investigarem a fundo os negócios que acontecem dentro da prefeitura, em que o próprio vice-prefeito atual está à frente disso, com a anuência do prefeito… É por isso que ele o colocou como vice. É por isso que ele deu várias secretarias, para ter o cão de guarda dele lá fazendo as coisas”, afirmou o ex-deputado.
📌 Política
Hissa Abrahão afirmou que o prefeito de Manaus, David Almeida, vem beneficiando familiares e amigos próximos, com cargos em secretarias da prefeitura pic.twitter.com/GGFIghMq4z
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 14, 2025
Leia mais:
Vice assume Prefeitura de Manaus durante férias de David Almeida
Vice-prefeito citado em inquérito da PF
Hissa referiu-se ao vice-prefeito Renato Junior, citado na “Operação Entulho” da Polícia Federal durante as eleições de 2024. A operação investiga fraudes em licitações nos contratos das empresas de coleta de lixo Soma e Tumpex, no período em que Renato Junior foi secretário municipal de Abastecimento (Semacc) e, posteriormente, atuou na Secretaria de Infraestrutura (Seminf), durante a primeira gestão de Almeida.
Irmã do prefeito vice-presidente da CMGE
Dulce Almeida, irmã do prefeito, também está envolvida em uma nova polêmica. Durante a primeira gestão de David Almeida, ela esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Neste segundo mandato, Dulce assumiu a vice-presidência do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), um órgão consultivo vinculado à Casa Civil.
Interferência na CMM
Na mesma entrevista, Hissa Abrahão afirmou que David Almeida interferiu nas eleições da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que elegeram David Reis como presidente.
“Há uma interferência direta na eleição da Câmara. Isso é algo surreal, porque a Câmara é um poder independente. Na medida em que você reúne todos os vereadores e diz ‘votem nele’, você já perde a independência do poder”, declarou.
📌Política local
Hissa Abrahão afirmou que David Almeida interferiu nas eleições da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que elegeram David Reis como presidente pic.twitter.com/kCOGizNClk
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 14, 2025
Hissa afirmou ainda que o prefeito declarou abertamente, em suas redes sociais, quem seria seu candidato para a presidência da Câmara, com publicações e fotos indicando sua preferência. David Reis foi eleito presidente da CMM com 35 votos na noite do dia 1º de janeiro de 2025.