Uma nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (03/02) revela que o cantor Gusttavo Lima (sem partido) é o nome mais competitivo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial de 2026. O sertanejo se destaca entre os candidatos da oposição e é quem fica mais próximo do petista em um eventual segundo turno.
No confronto direto entre os dois, Lula aparece com 41% das intenções de voto, enquanto Gusttavo Lima soma 35%, uma diferença de apenas 6 pontos percentuais. A pesquisa entrevistou 4,5 mil pessoas entre os dias 23 e 26 de janeiro.
A pesquisa também testou outros nomes da direita na disputa presidencial. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) foram considerados menos competitivos em relação a Gusttavo Lima.
![Gusttavo Lima](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/12/gusttavo-lima-agenda-shows.webp)
Sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, Lula lidera em todos os cenários simulados de segundo turno. Contra Tarcísio, por exemplo, o petista tem 43% das intenções de voto, enquanto o governador paulista soma 34%, uma diferença de 9 pontos.
Quando confrontado com Eduardo Bolsonaro ou Pablo Marçal, Lula aparece com 44% das intenções de voto, enquanto ambos os adversários registram 34%.
Saiba mais:
- Quaest: Sem Bolsonaro na disputa, Lula lidera intenções de voto em 2026
- Desaprovação de Lula supera aprovação pela 1ª vez, aponta pesquisa Quaest
O estudo também avaliou um possível embate entre Lula e os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Nesse cenário, a vantagem do atual presidente é ainda maior: Lula tem 45% das intenções de voto, enquanto Zema registra 28% e Caiado, 26%.
O levantamento ocorre em um momento em que a reprovação ao governo Lula supera a aprovação pela primeira vez desde o início de seu mandato. Atualmente, 49% dos brasileiros reprovam a gestão petista, enquanto 47% a aprovam. Esse fator pode influenciar diretamente no cenário eleitoral de 2026.
![Quaest: Sem Bolsonaro na disputa, Lula lidera intenções de voto em 2026](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Quaest-Fev-2025-png.webp)
Gustavo Lima no primeiro turno
Para o primeiro turno, o levantamento considerou quatro cenários distintos, incluindo possíveis candidaturas de Lula, Tarcísio, Gusttavo Lima, Marçal, Eduardo Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União). No principal recorte, considerando um primeiro turno, Lula tem 30% das intenções de voto, seguido por Tarcísio (13%), Gusttavo Lima (12%) e Marçal (11%). Ciro Gomes registra 9%, enquanto Zema e Caiado aparecem com 3% cada. Os indecisos representam 5%, e os que declararam voto branco, nulo ou a intenção de não comparecer somam 14%.
Os diferentes cenários testados excluem algumas candidaturas em cada simulação, mas mantêm Lula como nome fixo na disputa.
![Quaest: Sem Bolsonaro na disputa, Lula lidera intenções de voto em 2026](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/QUAEST-fev-2025-Lula-intencoes-de-voto-2026-png.webp)