As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Guilherme Boulos deve ocupar cargo no governo Lula, diz Folha de S.Paulo

Atualmente, o posto é ocupado por Márcio Macêdo
Guilherme Boulos deve ocupar cargo no governo Lula, diz Folha de S.Paulo

(Foto: Reprodução/Facebook/Cômite Popular de Luta)

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) deve ser o novo titular da Secretaria-Geral da Presidência da República, segundo informação divulgada pela Folha de S.Paulo e apurada pela CNN.

A mudança deve ser oficializada após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de Nova York, onde participa da Assembleia-Geral da ONU.


Leia mais

União Brasil dá 24 horas para filiados deixaram cargos no Governo Lula

União Brasil e Progressistas rompem com Governo Lula e devem entregar ministérios em breve


Atualmente, o posto é ocupado por Márcio Macêdo, que deve ser deslocado para outra função no Executivo. De acordo com interlocutores, Boulos já comunicou a Lula que não pretende buscar a reeleição para a Câmara dos Deputados em 2026. No entanto, o presidente avalia convocá-lo para disputar o Senado por São Paulo.

A reportagem da Rede Onda Digital procurou Natalia Demes, presidente municipal do Psol e secretária de Movimentos Sociais da sigla no Amazonas, para comentar a possível indicação. Em nota ela disse:

Embora o Psol tenha decidido, para manter sua independência, não ocupar cargos no governo (com exceção da Ministra Sonia Guajajara no Ministério dos Povos Indígenas), a escolha de Guilherme Boulos é da cota pessoal do Presidente e não passa pelas instâncias partidárias.

De minha parte, entendo que a presença de Boulos no governo é um processo de construção política que certamente dará mais visibilidade ao Psol, principalmente se, quando ministro, Boulos puder colocar em prática as nossas bandeiras no ministério, mantendo as estreitas relações com os movimentos sociais, que são a base da nossa caminhada como partido.

E também se de considerar os possíveis resultados políticos para a figura de Boulos, principalmente quando ele é reconhecido como uma potente representação da esquerda para a disputa presidencial.

*Com informações da CNN Brasil