Na manhã de hoje, dia 9, o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) chamou a imprensa à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para divulgar sua ação judicial contra a concessionária Águas de Manaus e a cobrança de 100% de taxa de esgoto sobre a população manauara, o que efetivamente dobraria o valor de contas de água em toda a cidade. A taxa já está sendo cobrada em alguns bairros.
Na sua ação judicial, o vereador entra com pedido de medida liminar suspendendo a cobrança da taxa de 100% em toda a Manaus. Segundo Guedes, a cobrança é absurda e injusta, porque é o governo do estado, através do Prosamim, que está financiando a implementação da rede de esgoto na cidade, não a Águas de Manaus. “A concessionária não gastou nada pela rede, o povo é que está pagando”, disse Guedes.
Leia mais:
Vereadores retomam críticas à cobrança da taxa de esgoto em Manaus
CMM retoma as atividades após recesso; metade da casa deve disputar eleições
Mais tarde, no plenário da CMM, Guedes afirmou que a cobrança de 100% de taxa de esgoto “não é saneamento básico, é extorsão”.
O vereador também disse que o tema não está sendo abordado por nenhum dos candidatos a governador nas eleições deste ano. “Não tenho visto nenhum deles falando sobre isso, e espero que o façam, porque quem está financiando a construção das redes é o estado”.
Veja fala do vereador Rodrigo Guedes sobre sua ação judicial:
Outros vereadores, em seus pronunciamentos, apoiaram a iniciativa de Guedes. Foi lembrado que em 2021, a casa tentou aprovar a instalação da CPI da Águas de Manaus, mas devido a falta de assinaturas, a CPI não foi avante. Os vereadores Sassá da Construção Civil (PT) e Caio André (PSC) também protestaram contra a cobrança e contra a concessionária. Sassá afirmou que “essa empresa não respeita ninguém” e apresentou denúncia de que vários trabalhadores e prestadores de serviço que trabalharam para a Águas de Manaus não teriam recebido seus salários ou direitos trabalhistas. Ele pretende apresentar pedido de convocação de representante da concessionária ao plenário da CMM.
Veja fala do vereador Sassá sobre denúncias a respeito da Águas de Manaus: