Nesta quinta-feira (30/1), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) assinou a nomeação de 226 novos guardas municipais aprovados em concurso público. Os novos agentes tomarão posse a partir do dia 3 de fevereiro.
“É um passo fundamental para reforçar a segurança pública em Manaus. Estamos comprometidos em proporcionar uma cidade mais segura e justa para todos os manauaras”, destacou Almeida sobre a importância dessa nomeação para o fortalecimento da segurança na cidade.
A nomeação dos novos agentes consolida a ampliação do efetivo da Guarda Municipal de Manaus, segundo o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto de Siqueira.
“Nosso compromisso é fornecer aos guardas municipais a melhor formação possível, para que atuem de maneira eficaz e segura. Esse reforço é essencial para a proteção dos espaços públicos e para o apoio às forças de segurança”, destacou Siqueira.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, a incorporação dos novos guardas municipais amplia a capacidade de resposta da corporação e fortalece o trabalho preventivo. “Essa é uma grande conquista para a cidade. Com mais agentes nas ruas, aumentamos a presença da Guarda Municipal e garantimos mais tranquilidade para os cidadãos”, disse Rotta.
Saiba mais:
Nova fiscalização proíbe o transporte de pessoas em triciclos motorizados em Parintins
Efetivo ampliado
Após a nomeação dos novos guardas municipais, o efetivo armado da Guarda Municipal quintuplicará, passando dos atuais 50 agentes para 276. Até o final de 2025, mais 120 aprovados no concurso, que estão no cadastro reserva, serão convocados, totalizando, de acordo com o prefeito, quase 350 novos guardas. Com isso, o efetivo novo somado ao atual, que é de 360 – entre agentes armados e não armados -, chegará a mais de 700.
A meta do prefeito é que a Guarda Municipal tenha mil agentes até o final do seu segundo mandato.
Lista de nomeações
A nomeação estará disponível no Diário Oficial do Município (DOM). Veja a lista dos nomeados abaixo: