32.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

“Guarda municipal terá efetivo dobrado nos terminais de ônibus”, diz secretário da Semseg

Publicado em:

- Anúncio -

Sobre o efetivo da guarda municipal que pode atuar nos terminais de ônibus na cidade de Manaus, queixa de inúmeros passageiros sobre os roubos e furtos aos coletivos, o titular da Semseg, Alberto Siqueira Neto, explicou que em breve, haverá convocações para atuar nesses locais, garantindo mais segurança para os manauaras.

“Agora no final do mês nós estamos nomeando 230 novos servidores, praticamente vamos dobrar o efetivo. Então nós já temos viatura, já temos armamento, faltava efetivo e agora o efetivo está vindo. Então nos terminais nós já vamos colocar containers de bases da guarda embaixo mesmo, perto da população, nos próximos meses já vamos colocar. E o efetivo que está entrando já vai ser escalado lá também com moto para fazer as rondas dentro dos terminais. E a Romu vai fazer as abordagens no trajeto, nas principais vias, as vias que têm o maior índice de assalto e as linhas que têm o maior índice de assalto”, anunciou em entrevista ao Manhã de Notícias, da Rede Tiradentes.

Ainda de acordo com Alberto Siqueira Neto, foi possível diminuir 43% o número de assaltos e com o aumento no efetivo vai ser possível reduzir ainda mais a criminalidade.

“Agora nós vamos aumentar assim vou esperar seis meses dos guardas novos na rua ambientando ao processo de ser a guarda municipal e depois eu vou abrir um edital de seleção para criar mais uns novos 50 agentes da Romu”, frisou.

Capacitação de guardas municipais

Nesta quinta-feira (23/1), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deu início ao treinamento intensivo para capacitação no uso da carabina T9, no clube de tiro Juliett Papa, localizado no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.

“O objetivo é a proteção pessoal, ninguém tem o direito de atirar ou de matar ninguém, mas ele tem o direito de se defender. Então, a gente busca armar a guarda municipal porque eles estão na rua para defender a população, e infelizmente, os criminosos tem um alto poder de fogo, e o guarda municipal tem que estar preparado, primeiro, para defender a população e defendê-los”, disse o secretário municipal de segurança pública, Alberto Siqueira Neto.

Segundo o secretário, não serão todos os guardas que vão participar do treinamento e usar o armamento no dia a dia. O grupo indicado serão guardas com porte de arma há mais de dois anos, pertencentes à Ronda Ostensiva Municipal para entrar no curso e lidar com situações de alta complexidade, garantindo proteção à população e maior eficiência no enfrentamento à criminalidade.

“(os guardas) vão usar o grupamento especializado que nós temos, cujo foco é reprimir o roubo a coletivos e cuidar da população em terminais e nos coletivos na sua ida para casa e na sua volta do seu trabalho para a sua casa. A ida para o trabalho e o retorno para casa. Então nós temos o cuidado, todos os guardas eles foram treinados para ter o uso progressivo da força”, explicou Neto.

“Guarda municipal terá efetivo dobrado nos terminais de ônibus”, diz secretário da Semseg
“Guarda municipal terá efetivo dobrado nos terminais de ônibus”, diz secretário da Semseg

Os participantes do curso são um grupo de operações especiais da Guarda Civil Municipal (GCM) que já possui treinamento com unidades especializadas. A capacitação, conforme destacou o titular da Semseg, representa um avanço na preparação da Guarda Municipal para responder às demandas de segurança pública.

“Nosso objetivo é oferecer ferramentas que tornem a atuação dos guardas mais segura e proporcional aos desafios encontrados nas ruas, resguardando a população e a própria integridade dos servidores”, destacou.


Saiba mais: 

“Sou pré-candidato a presidente estadual do PT”, anuncia Zé Ricardo

Oscar 2025: Saiba como são escolhidos os vencedores da premiação


 

Guarda Municipal inicia treinamento

O uso da carabina T9 reflete a necessidade de equipar a Guarda Municipal com recursos compatíveis com a realidade da criminalidade atual. Segundo a coordenação do curso, enquanto a pistola oferece limitações em alcance e precisão, a carabina, com seu cano longo, proporciona disparos mais firmes e eficientes. Isso se torna crucial em situações de confronto, garantindo a proteção tanto dos guardas quanto dos cidadãos.

O treinamento abrange desde a apresentação das características técnicas da carabina até exercícios avançados de tiro. Os guardas estão sendo capacitados em fundamentos como posições de tiro, disparos duplos, transição de armamentos, recarga emergencial (Sanar Panis) e tiros a longa distância.

O corregedor-geral da Guarda Municipal, Carlos Oliveira, ressaltou a importância da capacitação e da nova carabina.

“Essa arma vai permitir que a guarda atue em situações onde antes era difícil competir com o alto poder de fogo da criminalidade. O treinamento tem sido muito eficiente, com instrutores experientes, o que nos dá segurança para proteger a população de forma adequada e proporcional”, disse Oliveira.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Fucapi
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -