Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4/6) pela Genial/Quaest revela que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue em alta. Conforme dados da pesquisa, a desaprovação ao governo Lula atingiu 57%, o pior índice desde o início da série realizada pela Quaest.
Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em abril de 2025, houve um aumento na desaprovação — que era de 56% — e uma leve queda na aprovação, que passou de 41% para 40%. O número de pessoas que não souberam ou não quiseram responder permaneceu estável em 3%.

Além disso, o levantamento aponta que 56% dos brasileiros avaliam que o terceiro governo Lula está pior que os anteriores. Apenas 20% afirmam que está melhor, enquanto outros 20% dizem que a gestão está igual.

Saiba mais:
- Em lançamento de programa do SUS, Lula relembra como perdeu o dedo e diz: “Poderia ter tirado um pedaço só”
- Desprovação de Lula sobe para 53,7% e corrupção se torna o maior problema do Brasil, aponta AtlasIntel
Avaliação geral do governo Lula
Outro dado revelado pela pesquisa é a mudança no apoio entre os católicos, grupo que, em outras pesquisas, era favorável ao presidente. Pela primeira vez desde que a Quaest começou a monitorar a popularidade do governo, a desaprovação superou a aprovação entre os católicos: 53% desaprovam a gestão Lula, enquanto apenas 49% ainda a aprovam.

Veja o cenário geral:

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2025, com 2.004 entrevistas presenciais em todas as regiões do Brasil, com pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.