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Governador Wilson Lima vistoria obras de modernização da AM-010

O governador Wilson Lima (UB) vistoriou, nesta terça-feira (13/5), a retomada das obras de modernização da rodovia AM-010. Com o início do verão, os trabalhos de recuperação da via que liga Manaus ao município de Itacoatiara voltam com serviço de aplicação de asfalto e terraplanagem, por meio de três frentes de obras que atuam em pontos diferentes da estrada.

Desde a abertura da rodovia, há mais de 40 anos, esta é a primeira intervenção significativa realizada na via, abrangendo os 250 quilômetros para melhorar a segurança viária, além de impulsionar a economia regional nos municípios interligados pela AM-010. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

“Tem um fator que é importante nessa rodovia além da questão econômica, que é a garantia de um direito básico do cidadão, o de ir e vir. Eu me preocupo muito com o desenvolvimento social que essa rodovia está proporcionando para as pessoas que moram na região. Um paciente poder sair de uma comunidade e chegar na capital ou Itacoatiara e Rio Preto da Eva. O aluno sair da sua casa e chegar em segurança na escola”, afirmou o governador.

O governador vistoriou as equipes que estão na frente de obra que inicia no quilômetro 42, onde são executados serviços de terraplenagem. Outra frente de obra atua no quilômetro 110 onde também são realizados serviços de terraplenagem. A terceira realiza a aplicação de capa asfáltica a partir do quilômetro 205, em direção a Itacoatiara. Uma quarta frente de obra, também de terraplenagem, tem início previsto para 19 de maio – a partir do quilômetro 211.

O projeto de modernização contempla serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem superficial e profunda, sinalização horizontal e vertical, além do alargamento da pista em trechos estratégicos. As melhorias visam garantir mais segurança para os motoristas e eficiência no tráfego diário.

Para 2025, a meta do governador é pavimentar mais 67 quilômetros com a primeira camada asfáltica, concluir outros 99 quilômetros com a segunda camada e sinalizar 130 quilômetros da rodovia. Atualmente, 69% da obra já foi concluída, o que representa 183 quilômetros pavimentados com a primeira camada e 79 quilômetros com a segunda.


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Impactos e benefícios

A modernização da AM-010 é uma das maiores obras de infraestrutura do Estado, beneficiando diretamente oito municípios: Manaus, Itacoatiara, Itapiranga, Rio Preto da Eva, Urucará, Urucurituba, São Sebastião do Uatumã e Silves.

A obra promete impulsionar atividades como a exploração de gás natural em Silves, a fruticultura em Rio Preto da Eva e o escoamento da produção agrícola em comunidades como Novo Remanso e Vila do Engenho, em Itacoatiara, com destaque para a produção de abacaxi e o setor portuário local.

Investimentos

Desde 2019, o Governo do Amazonas já concluiu a pavimentação de seis rodovias, totalizando 108,39 quilômetros e um investimento de R$ 790 milhões. Entre as rodovias finalizadas estão a AM-151, AM-070, AM-453, Trevo Lydia da Eira Corrêa, além das etapas 1 e 2 do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus.

Atualmente, quatro grandes obras seguem em andamento, somando 436,02 quilômetros e investimentos que ultrapassam R$ 1,3 bilhão. Estão em execução as rodovias AM-010, AM-352, a estrada Codajás/Anori e a segunda etapa do Rapidão Rodoanel Metropolitano.

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O governador Wilson Lima (UB) vistoriou, nesta terça-feira (13/5), a retomada das obras de modernização da rodovia AM-010. Com o início do verão, os trabalhos de recuperação da via que liga Manaus ao município de Itacoatiara voltam com serviço de aplicação de asfalto e terraplanagem, por meio de três frentes de obras que atuam em pontos diferentes da estrada.

Desde a abertura da rodovia, há mais de 40 anos, esta é a primeira intervenção significativa realizada na via, abrangendo os 250 quilômetros para melhorar a segurança viária, além de impulsionar a economia regional nos municípios interligados pela AM-010. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

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O governador vistoriou as equipes que estão na frente de obra que inicia no quilômetro 42, onde são executados serviços de terraplenagem. Outra frente de obra atua no quilômetro 110 onde também são realizados serviços de terraplenagem. A terceira realiza a aplicação de capa asfáltica a partir do quilômetro 205, em direção a Itacoatiara. Uma quarta frente de obra, também de terraplenagem, tem início previsto para 19 de maio – a partir do quilômetro 211.

O projeto de modernização contempla serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem superficial e profunda, sinalização horizontal e vertical, além do alargamento da pista em trechos estratégicos. As melhorias visam garantir mais segurança para os motoristas e eficiência no tráfego diário.

Para 2025, a meta do governador é pavimentar mais 67 quilômetros com a primeira camada asfáltica, concluir outros 99 quilômetros com a segunda camada e sinalizar 130 quilômetros da rodovia. Atualmente, 69% da obra já foi concluída, o que representa 183 quilômetros pavimentados com a primeira camada e 79 quilômetros com a segunda.


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