A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado ouve na próxima quarta-feira (19) o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marco Edson Gonçalves Dias, sobre os ataques de 8 de janeiro em Brasília.
O pedido para realização da audiência pública é do deputado Coronel Meira (PL-PE). Ele quer indagar o ministro sobre a alegação de que o governo federal teria recebido vários alertas quanto ao risco iminente de ataques aos prédios públicos localizados na Praça dos Três Poderes. A reunião ocorre às 14 horas, no plenário
General da reserva, Gonçalves Dias já ocupou cargos de chefia nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). No meio militar, ele é conhecido como “general do Lula”, mas entrou no Exército em 1969 – no período mais duro da Ditadura Militar – na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Cadete é a patente inicial para se tornar um oficial das Forças Armadas.
No governo Lula, o general foi secretário de Segurança da Presidência da República. Em seguida, tornou- se comandante da 6ª Região Militar, que é sediada em Salvador, com jurisdição sobre Bahia e Sergipe.