Secretário Fransuá passa dois dias em Brasília para participar de evento pré-COP30

François Vieira da Silva Matos, mais conhecido como Fransuá, secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), está há dois dias, 15 e 16 de outubro, em Brasília, para participar de um evento “pré-COP30”. A confirmação disto, surgiu em uma portaria no Diário Oficial do Município (DOM), assinada por Marcos Rotta, secretário municipal Chefe da Casa Civil. Segundo o documento, com ônus ao erário municipal relativamente às passagens e diárias, ou seja, os gastos serão pagos pelos cofres da prefeitura.
O evento em questão, trata-se do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, como “programação preliminar” da Cop30 Cidades, uma realização do Instituto Cidades Sustentáveis, com parceria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, dentre outros organismos nacionais e internacionais.
Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Manaus, confirmou a participação do secretário municipal no evento e ainda complementou a informação com o tema a ser tratado nesse encontro: “O papel das cidades no fortalecimento da agenda climática e na redução das desigualdades”.
Em seu perfil nas redes sociais, o secretário compartilhou uma foto o qual foi marcado, com a legenda: “Manaus na rota da sustentabilidade”.
Saiba mais:
Projeto de Coronel Rosses proíbe honrarias municipais a condenados por crimes hediondos
Vereadores falam sobre funcionamento do sistema de alertas de chuva em Manaus
Veja a portaria:
Leia a nota à íntegra:
NOTA DA PREFEITURA
“A Prefeitura de Manaus informa que o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, François Matos, está participando do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, realizado em Brasília, nos dias 15 e 16 de outubro de 2025, como programação preliminar Cop30 Cidades, uma realização do Instituto Cidades Sustentáveis, com parceria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, dentre outros organismos nacionais e internacionais.
O Fórum tem como tema central “O papel das cidades no fortalecimento da agenda climática e na redução das desigualdades” e reúne gestores públicos, organismos multilaterais e sociedade civil, para debater os desafios das cidades brasileiras no enfrentamento à emergência climática e na promoção do desenvolvimento sustentável”
