A Embaixada da França no Brasil surpreendeu os internautas ao publicar, nesta quinta-feira (12/6), uma imagem inusitada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado do presidente francês Emmanuel Macron para celebrar o Dia dos Namorados.
A imagem utilizada pela Embaixada francesa é da última visita oficial de Lula à França, ocorrida no início de junho de 2025. O presidente brasileiro desembarcou em Paris no dia 4 de junho, atendendo a um convite formal de Emmanuel Macron para uma visita de Estado.
Durante sua estada na capital francesa, os dois líderes protagonizaram uma série de encontros, com destaque para o momento em que caminharam de mãos dadas. Na publicação nas redes sociais, a Embaixada da França escreveu:
“Como se diz em francês: L’amour n’a pas de frontières (O amor não tem fronteiras). Neste Dia dos Namorados, celebramos não só o amor, mas também a amizade duradoura entre nossos dois países”.
Em tom leve e amistoso, o texto ainda enfatiza:
“Parceria, confiança, trocas culturais e muito carinho: essa relação só cresce com o tempo.”
Veja:

Saiba mais:
- No Dia dos Namorados, Lula dá flor a Janja e brinca: “É singela, estou sem dinheiro”
- Câmara decide pautar urgência de projeto que derruba aumento do IOF
O “bromance” entre Lula e Macron
Essa não é a primeira vez que a proximidade entre Lula e Macron ganha destaque na mídia e na internet. Em março de 2024, durante a visita oficial de Emmanuel Macron ao Brasil, os dois presidentes já haviam esbanjado simpatia e afinidade, em imagens que viralizaram nas redes sociais.

A maneira descontraída com que interagiram rendeu comentários bem-humorados, comparações inusitadas e até memes, com muitos usuários da internet se referindo à relação como um “bromance”.

O termo “bromance”, uma fusão das palavras inglesas brother (irmão) e romance, é frequentemente usado para descrever uma amizade íntima e fraternal entre dois homens, com forte laço emocional, mas sem conotação romântica.