26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Flávio Bolsonaro propõe punições mais pesadas para roubo de celular

Publicado em:

- Anúncio -

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apresentou um projeto que visa aumentar a penalidade para os crimes de furto e roubo de aparelhos celulares. De acordo com a proposta, a punição passaria dos atuais dois anos para até oito anos de prisão no caso de furto.

Já no caso de roubo, a pena teria um acréscimo de um terço até a metade do tempo, totalizando até 12 anos de reclusão, com início do cumprimento em regime fechado.

O Projeto de Lei 6.131/2023 altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) e inclui como roubo a subtração do celular mediante fraude, abuso de confiança ou quando o criminoso obrigar a vítima a entregar o aparelho. A proposta ainda não foi distribuída para as comissões.


Leia mais:

Relator da LDO articula derrubada de vetos para manter cronograma das emendas parlamentares

Servidores do Ibama anunciam greve e pressionam governo por reajuste salarial


O senador observa que muitos brasileiros deixaram de frequentar bancos e passaram a realizar transações financeiras por meio de aparelhos celulares, devido à rápida evolução tecnológica. Essa nova realidade facilitou a ação dos criminosos, que agora assaltam “o banco na mão da pessoa”.

Para Flávio Bolsonaro, é necessário que a legislação penal evolua para punir de forma mais severa esse tipo de crime, que muitas vezes resulta em violência e até morte.

“Essa modalidade de crime aumentou exponencialmente em todo o país, seja mediante o ardil ou fraude empregado contra as vítimas para cederem o uso de seus aparelhos celulares, seja mediante o emprego de violência que culmine com a obrigação da vítima entregar seu telefone aos criminosos, os quais passam a efetuar operações bancárias e podem, inclusive, esvaziar completamente as contas bancárias das vítimas”, afirma o senador na justificativa.

Atualmente, a pena mínima para roubo é de quatro anos, o que permite que o autor do delito responda ao processo em liberdade. A intenção do projeto é permitir aos juízes aplicarem a lei de forma mais severa, mantendo o ladrão preso por mais tempo.

De acordo com o senador, mesmo quando são presos, os criminosos, muitas vezes, continuam cometendo crimes.

 

*com informações da Agência Senado.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -