No contexto do conflito em curso no Oriente Médio, desencadeado por ataques do Hamas no último sábado, chamou a atenção uma manifestação pró-Hamas que se tornou viral nas redes sociais devido a gritos de apoio ao grupo em questão. Essa demonstração ocorreu na tarde de terça-feira (10), nas proximidades do Museu da República, localizado em Brasília, Distrito Federal.
Segundo apuração do jornal O Globo, durante o evento, participaram militantes dos diretórios regionais do PCO, PCB, PSTU, PSOL e PT. “Nós estamos 1000% com o Hamas” — diz um dos manifestantes em um microfone. Veja o vídeo:
O vídeo gerou grande revolta de políticos que integram a oposição ao governo Lula (PT). O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi um dos que se manifestou: “Esquerda em Brasília gritando ‘Viva Hamas’. Seres nojentos”, afirmou.
O movimento foi acompanhado por nomes que ganharam relevância durante a operação Lava-Jato, como o ex-deputado e ex-procurador Deltan Dallagnol (Novo-PR) e a deputada Rosângela Moro (União Brasil-SP), casada com o ex-juiz federal Sergio Moro.
“Partidos de esquerda organizaram manifestação a favor dos terroristas em Brasília hoje. Gritos de ‘viva o Hamas’ celebravam as atrocidades cometidas contra Israel”, disse Rosângela.
O conflito aberto entre Israel e o grupo extremista Hamas já deixou mais de mil mortos desde sábado, quando o grupo extremista armado invadiu a Faixa de Gaza, lançando milhares de foguetes. Após os primeiros bombardeios, Israel decretou “cerco total” na região, em que cerca de 2 milhões de pessoas vivem.
*Com informações de O Globo