O prefeito de Presidente Figueiredo, Fernando Vieira (PL) é o convidado para reportagem especial da Rede Onda Digital, desta semana, com personalidades do Amazonas. Na entrevista conduzida pelo repórter Lucas Thiago, Fernandão como é conhecido, falou sobre sua nova gestão como prefeito, período de situação emergencial, entrega de moradias, problemas deixados pela gestão anterior, turismo, Festa do Cupuaçu e preservação ambiental.
Nascido em Aracaju (SE), Antônio Fernando Fontes Vieira tem 69 anos, com o ensino superior completo, é casado, empresário e produtor agropecuário. No dia 06 de outubro, quando aconteceram as eleições 2024, Fernando foi eleito para o mandato 2025 – 2028, com 48,71% dos votos válidos, totalizando 10.932 votos recebidos, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Fernando Vieira retorna como prefeito da “Terra das Cachoeiras” pela quarta vez.
“Presidente Figueiredo merece um ordenamento justo. Já estamos trabalhando para que nosso município volte a ter serviços públicos de qualidade, como limpeza, fornecimento de água, asfaltamento, entre outros. Seremos novamente referências em turismo no Amazonas. Faremos o maior e melhor governo da história de Presidente Figueiredo, para transformar a cidade e melhorar a vida da população”, reforçou o prefeito.

Leia mais
Leia na íntegra a entrevista com o prefeito Fernando Vieira:
Onda Digital – Conte quais seus compromissos e prioridades com Presidente Figueiredo.
Fernando Vieira – Somos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida em Presidente Figueiredo. Nossa gestão prioriza melhorias na educação, saúde, cultura e infraestrutura, com foco na transparência, eficiência e valorização da comunidade local.
Onda Digital – O decreto emergencial encerra na próxima terça-feira (6/5). Conte como Presidente Figueiredo passou por esse período. As secretariais estão regularizadas após os 120 dias de situação de emergência financeira administrativa para manter o funcionamento do Pode Público Municipal?
Fernando Vieira – Assumimos a gestão sem saber onde estávamos pisando. A falta de informações deixou a nova administração sem diretrizes claras, sem dados precisos sobre os recursos em caixa, os contratos vigentes ou o patrimônio disponível. A entrega de 400 casas para famílias que precisam em Presidente Figueiredo marca nossa nova gestão e o fim do decreto de situação emergencial.
Já restabelecemos os remédios e insumos da Central de Medicamentos, na qual estava zerada. Máquinas da prefeitura voltaram a trabalhar tanto na cidade quanto nas regiões de Balbina e Vila do Pitinga. Nossos alunos estão matriculados, com fardamento, material e merenda escolar em dia. Nossa área da saúde vem se recuperando, assim como todo o município vem progredindo a cada dia. Esse é o nosso compromisso.

Onda Digital – Como está a expectativa para receber o ministro das Cidades, Jader Filho e entregar 400 casas do Minha Casa Minha Vida em Figueiredo. A prefeitura vai continuar a parceria e angariar mais recursos para construção de novas moradias populares?

Onda Digital – A Terra das Cachoeiras, como próprio nome diz, é uma das cidades com o maior potencial turístico e cultural da região Norte. Como o prefeito e a prefeitura estão desenvolvendo esses dois importantes setores para fomentar a economia do município?
Fernando Vieira – Mesmo com dificuldades e cofres públicos esvaziados, iniciamos nossa agenda cultural com o nosso tradicional carnaval, o Carnachoeira com a descida de cinco blocos do Grupo Especial e três blocos do Grupo de Acesso, além de atrações musicais na qual moradores e turistas aproveitaram e aprovaram o feriadão na nossa cidade.
A prefeitura não parou e com ajuda e integração de todas as secretarias municipais, realizamos a Paixão de Cristo das Cachoeiras na Praça da Vitória. Um espetáculo lindo e ao ar livre. Teve cor, teve emoção, tecnologia, música, arte e, principalmente, teve gente talentosa colocando amor em cada detalhe, além de valorizar os talentos locais e fomentar a cultura no interior do Amazonas.
Vamos esperar todos em julho na nossa tradicional Festa do Cupuaçu. O evento que celebra a cultura e a produção do fruto. Vamos ter atrações como shows, desfiles, feira de artesanato e gastronomia, além de atividades culturais que valorizam a região e seus produtos.
Nossas cachoeiras e santuários estão sempre abertos para os nossos turistas, como uma forma de valorização da preservação ao meio ambiente. Sejam sempre bem-vindos a Presidente Figueiredo.
O município fica a cerca de duas horas da capital amazonense (126 km) e tem mais de 140 quedas d’água identificadas, várias delas com estrutura para o visitante passar boas horas de sossego em meio à floresta.
É um bate e volta perfeito para quem visita Manaus, mas também pode ser um destino para ficar mais tempo, já que há lagoas cristalinas e cachoeiras de todos os tipos e espalhadas por uma grande área. Algumas das mais bonitas — como o Circuito do Mutum, por exemplo — ficam próximas ao município de Balbina, distante 70 km de Presidente Figueiredo.