O deputado federal Fausto Júnior (UB-AM) aderiu à mobilização do Partido Liberal (PL) em apoio ao projeto de lei que propõe anistia aos participantes dos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O parlamentar assinou o requerimento que solicita regime de urgência para a tramitação da proposta na Câmara dos Deputados.
O apoio de Fausto Júnior foi confirmado em um vídeo divulgado nesta quarta-feira (9/4) pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), um dos principais articuladores da campanha pela anistia. Com a adesão do deputado amazonense, o requerimento de urgência já conta com 238 assinaturas. Para que o projeto possa ser pautado em plenário, são necessárias 257 assinaturas — maioria absoluta dos 513 deputados federais.
Leia mais
Sem data marcada, Bolsonaro planeja novo ato pela anistia no Nordeste
O projeto de anistia tem gerado ampla controvérsia no Congresso Nacional e na sociedade civil. Críticos afirmam que a medida representaria um retrocesso no enfrentamento aos ataques antidemocráticos registrados no início do ano passado, que culminaram na depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. Já os defensores alegam que muitos dos envolvidos foram vítimas de injustiças ou punições desproporcionais.