As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

“Falta de transparência não é verdade”, afirma Jander Lobato sobre a Reforma da Previdência Municipal

Segundo o vereador, já ocorreram visitas técnicas e audiências públicas para discutir a proposta
“Falta de transparência não é verdade”, afirma Jander Lobato sobre a Reforma da Previdência Municipal

(Foto: Onda Digital)

O vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Jander Lobato (PSD), rebateu as críticas feitas por seu colega de parlamento, vereador Rodrigo Guedes (PP), que havia afirmado existir “falta transparência no processo” da Reforma da Previdência Municipal. Em entrevista exclusiva à Rede Onda Digital, Jander garantiu que o processo está sendo conduzido com total clareza e participação dos órgãos competentes.

Segundo o vereador, já ocorreram visitas técnicas e audiências públicas para discutir a proposta. Ele explicou que a secretária responsável esteve presente na Câmara para apresentar os dados e esclarecer todas as dúvidas dos parlamentares e da sociedade.

“A falta de transparência não é verdade. A secretária foi até lá, primeiramente para conversar com a gente, depois teve uma audiência na semana passada, e agora, nesta segunda-feira, ocorreu uma audiência pública sobre o tema. Estamos trabalhando com responsabilidade nesse processo”, afirmou.

Jander Lobato também adiantou que a Reforma da Previdência deve entrar oficialmente na pauta de votações da CMM na próxima semana. Segundo ele, o compromisso dos vereadores é garantir o melhor para os servidores públicos e, principalmente, para a população de Manaus.

“Esse é o nosso foco. Vamos trabalhar para votar o projeto com seriedade, sempre pensando no que é melhor para o povo da nossa cidade”, concluiu.


Saiba mais: 

CMM desmente boato sobre redução de cargos em caso de concurso público

Aryel Almeida se sente pronta para entrar na política: “As possibilidades são muitas”


Rodrigo Guedes critica falta de transparência e pede mais tempo para análise

Durante a sessão da última terça-feira (2/9) na Câmara Municipal de Manaus, o vereador Rodrigo Guedes voltou a criticar o projeto de reforma da previdência dos servidores municipais. Para ele, a proposta ainda não está madura o suficiente para ser votada, especialmente por conta do que considera uma ausência de transparência em sua tramitação.

Em discurso no plenário, Guedes afirmou que buscou informações sobre o projeto tanto no site da Prefeitura quanto nas redes sociais da ManausPrev, mas não encontrou nenhuma publicação sobre a discussão da reforma ao longo de 2025.

“Ontem eu tive o trabalho de entrar no site da Prefeitura de Manaus e na aba da ManausPrev, em todas as publicações deste ano de 2025 não há nada sobre discussão de reforma da previdência. Nas redes sociais aconteceu a mesma coisa. Ou seja, esse assunto foi discutido na surdina, sem transparência e sem a informação necessária para sabermos que chegaria à Câmara Municipal de Manaus”, destacou o parlamentar.

Ele defende que a votação da reforma seja adiada, para que as categorias de servidores possam compreender melhor as regras propostas e, se necessário, apresentarem sugestões alternativas. “As categorias precisam de suporte jurídico e técnico para compreender as regras de transição e até apresentar uma proposta alternativa ao projeto de lei que está sendo apresentado”, concluiu.

Assista ao vídeo: