O prefeito David Almeida (Avante) e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) estão empatados tecnicamente na disputa à Prefeitura de Manaus pelas eleições, conforme novo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (16/04).
Nos dois cenários de pesquisa estimulada, em que as opções de pré-candidatos ao Poder Executivo são informadas aos eleitores consultados, Almeida tem 29,3% das intenções de voto e Mandel apresenta 25,9% [cenário 1 com sete nomes].
Já no cenário 2 da estimulada, com seis nomes de pré-candidatos invés de sete, o atual prefeito também lidera com uma diferença mínima de pontos percentuais sobre o adversário da federação Cidadania-PSDB. Neste caso, David Almeida possui 29,5% da preferência do eleitorado e Amom Mandel tem 26,4%.
O instituto Paraná Pesquisas realizou a amostra com 800 eleitores de Manaus, entre os dias 10 e 15 de abril. O grau de confiança da pesquisa é de 95,0% e a margem estimada de erro fica em aproximadamente 3,5 pontos percentuais. Como nos dois cenários da estimulada, David supera o pré-candidato Amom por no máximo 3,4 [1] e 3,1 [2] pontos percentuais e fica dentro da margem de erro, o que configura empate técnico.
Nos dois cenários da pesquisa estimulada, a novidade é a inclusão do nome do ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), que se autodeclarou o pré-candidato da esquerda para as eleições à Prefeitura de Manaus. O Partido dos Trabalhadores ainda não oficializou um nome para o pleito.
Leia mais:
Paraná Pesquisas: Lula tem 20,8% de intenções de voto para a presidência; Bolsonaro, 15,9%
No cenário 1, além de David Almeida [29,3%] e Amom Mandel [25,9%], aparecem em sequência o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), com 11,5% das intenções de voto; o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), com 7,6%; Marcelo Ramos, com 6,3%; a empresária Maria do Carmo Seffair, com 2,9%; e o deputado estadual Wilker Barreto, com 2,5%.
No cenário 2 da estimulada, fora Almeida e Mandel com 29,5% e 26,4%, respectivamente, estão os mesmos pré-candidatos e nas mesmas posições vistas no cenário 1, com exceção do último colocado Wilker Barreto. O nome do deputado estadual foi retirado entre as opções para os eleitores no cenário 2 do levantamento. Desta forma, logo abaixo do prefeito de Manaus e de Amom Mandel, estão: Alberto Neto com 12,0%; Cidade com 7,8%; Ramos com 6,8% e Maria do Carmo com 3,1%.
Indecisos
Ainda segundo a apuração do instituto, em uma pesquisa espontânea, quase 70% das pessoas consultadas não escolheram ainda um candidato para a Prefeitura de Manaus. Exatamente, 68,9% dos eleitores não sabem ou não responderam a pergunta do Paraná Pesquisas: “Se as eleições para Prefeito de Manaus fossem hoje, em quem o(a) Sr (a) votaria?”.
Na quarta-feira (10/04) passada, um levantamento do Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen) já tinha revelado a porcentagem alta de eleitores indecisos na capital amazonense. Neste estudo, 64,5% das 1 mil pessoas consultadas afirmaram não ter um candidato para votar nas eleições municipais.
Pela pesquisa espontânea, o nome do prefeito David Almeida foi o mais citado, com 12,5% das intenções de voto. Já o deputado federal Amom Mandel fica em 2º lugar, mas com 5,6%.
Veja a pesquisa completa:
[pdfjs-viewer url=”https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Manaus_Abr2024.pdf” attachment_id=”380511″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=false print=false]