Deputado propõe inclusão de educação financeira e criptoativos no ensino médio do AM

Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
O deputado estadual George Lins (União Brasil) apresentou uma proposta na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) que autoriza o Poder Executivo a firmar convênios e parcerias com instituições privadas para ofertar novos conteúdos aos alunos regularmente matriculados no ensino médio da rede estadual.
“A iniciativa busca preparar os estudantes para os desafios e oportunidades de uma economia em constante transformação, cada vez mais digital e descentralizada. A ausência de uma base sólida em educação financeira e digital expõe a juventude a riscos significativos. Sem o devido preparo, os jovens tornam-se vulneráveis a fraudes, endividamento precoce e decisões de investimento equivocadas, comprometendo seu futuro econômico e a sua estabilidade”, explicou o autor do PL.
De acordo com o texto, as entidades conveniadas deverão respeitar as diretrizes previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996).
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O conteúdo programático das aulas será previamente submetido à avaliação da pasta responsável e deverá incluir três eixos principais: fundamentos de economia e finanças (educação financeira básica), introdução aos criptoativos (conceitos, ativos mais populares, descentralização e oportunidades de mercado) e operação e segurança na prática (formas de compra e venda, taxas, custos, segurança e proteção de dados sensíveis).
“A inclusão deste tema na grade curricular representa um passo importante para a modernização do sistema de ensino. O objetivo é formar cidadãos conscientes e capazes de navegar com segurança neste novo ambiente, tomando decisões financeiras informadas e estratégicas”, complementou o parlamentar.
A proposta também prevê, caso haja disponibilidade orçamentária, a oferta de plataformas de simulação de mercado para aulas práticas e exercícios.
