O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, recebeu, na manhã desta sexta-feira (10), o título de Cidadão Itacoatiarense durante o Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça (Concepre), no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A honraria foi proposta pela vereadora Cheila Moreira (PT).
Na presença dos senadores do Amazonas, Omar Aziz e Eduardo Braga, o ministro Dino demonstrou estar à vontade com a homenagem, ao lado de seus familiares, como primos e primas amazonenses.
Dino cumprimentou o prefeito de Itacoatiara, Mario Abrahim (PSC), e afirmou que agora tem a prova documental de laços familiares no Amazonas. O ministro é neto do decano do jornalismo amazonense, Herculano Castro e Costa, pai da jornalista e apresentadora Baby Rizzato. Baby estava presente e recebeu menção carinhosa do primo ministro.
“Não há dúvida que é uma honraria, e uma forma de rememorar meu pai, meu avô, enfim toda essa minha origem amazonense”, declarou o ministro da Justiça.
Leia mais:
MPF aciona Justiça para ter acesso às políticas de combate a queimadas no AM desde 2019
Primeiro-ministro de Israel afirma que não vai desocupar ou governar Faixa de Gaza
Cidadão de Itacoatiara
O desejo de conceder o título de Cidadão Itacoatiarense partiu da vereadora Cheila Moreira (PT), aprovado pelos seus pares na Câmara Municipal de Itacoatiara no dia 7 de agosto deste ano. Cheila é vice-presidente da Câmara e primeira suplente do senador Omar Aziz (PSD), reeleito em 2022.
Palestra sobre direito digital
Dino ministrou uma palestra sobre direito digital, onde comentou sobre o Marco civil da internet e criticou a falta de responsabilidade das plataformas digitais em monitorar casos de violência e crimes no âmbito digital em aplicativos de conversas.
“Direito digitais hoje constituem um tema essencial, talvez o mais desafiador do século 21. Procurei apresentar convites, opções para que esse tema seja melhor tratado no mundo do direito, que é essencial para a sociedade. Fiquei feliz com a homenagem do conselho e também a homenagem da matriz familiar que tenho em Itacoatiara e também em Manaus”, comentou.
Fórum dos Governadores da Amazônia Legal
O segundo compromisso do ministro, nesta sexta-feira, foi sua presença no 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, onde fez um anúncio de investimentos de mais de R$ 71 milhões para o combate a crimes ambientais no Amazonas. Ao lado do governador Wilson Lima, ele lançou o programa AMAS (Amazônia, Segurança e Soberania).