Deputado federal licenciado, Saullo Vianna, já deixou claro que vai concorrer em 2026. Porém, desde o mandato “azedo” que carregou de forma entalada no partido União Brasil, o político deverá migrar para alguma legenda em que o grupo politico no qual faz parte vai “abraçá-lo” para a eleição geral do próximo ano.
“Esse momento é um momento de conversa, todo mundo conversa com todo mundo, naturalmente os partidos começam a se organizar as suas chapas, não só de deputado estadual como, principalmente, deputado federal e, claro que a gente conversa, observa o cenário”, disse para a Rede Onda Digital, nesta sexta-feira (23/5).
O ex-deputado federal Pauderney Avelino, estava na suplência do partido, retornou à Câmara dos Deputados com a saída de Saullo para comandar Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Essa decisão foi tomada de maneira estratégica do alinhamento de Vianna com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o qual ele faz parte do grupo político.
Para muitos, a “descida” de um cargo tão almejado e concorrido como Federal para assumir uma secretaria municipal pode ser uma ideia nada boa ou um “tiro no pé”. Bom, somente praqueles que não sabem como remanejar uma pasta tão essencial como uma de Assistência Social. As vezes o que falta é um outro ponto de vista, que o Vianna pensou e tem.
“Eu tenho comigo que 2026, eu só vou tratar em 2026, o momento agora é de trabalhar, eu estou licenciado do mandato de deputado federal como secretário da Mulher, Assistência Social e Cidadania em Manaus, tem muitas pautas que nós estamos trabalhando para poder ajudar a Assistência Social da Cidade de Manaus”, explicou Saullo Vianna.
Engana-se que Saullo focou somente no trabalho como secretário, em uma dupla jornada, Vianna tornou-se uma extensão do mandato federal.
“Praticamente, todos os dias atendo prefeitos, vereadores, lideranças do interior, tem as nossas emendas que estão sendo entregues e outras que estão sendo destinadas, então sim, tem muita coisa ainda para fazer no ano de 2025”, explicou.
Na noite de terça-feira (20/5), Saullo e Pauderney estiveram em um jantar, promovido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), que contou com a presença de vários prefeitos. A atitude foi vista como uma possível articulação política visando as eleições de 2026.
Mais cedo nesta sexta-feira, 23/5, no palanque, o senador Eduardo Braga (MDB) fez um aceno especial para Saullo. Anunciou recursos considerados essenciais para a pasta comandada pelo político, e que podem, ser um pontapé para uma pré-campanha digna de mandato Federal.
“Saullo, você está desenvolvendo um trabalho na área social (…) nós vamos conseguir recursos para que a área social do Município possa ter mais programas sociais e que nós possamos lançar a mais avançada e mais moderna ação social do país para dar oportunidade para que o povo possa prosperar e ter uma vida melhor”, declarou o senador.
Saiba mais:
Eduardo Braga revela que Lula pode vir à Manaus no segundo semestre deste ano
Raulzinho exalta vereadores da base: “Se os 41 fossem oposição, obras como essa não aconteceriam”
A fala reacendeu algo que estava sendo discutido somente nos bastidores: negociações feitas entre DavidxOmarxBraga para definir o destino de Vianna.
“E lá, no momento certo, no momento oportuno que é no ano de 2026, é quando a gente vai ter a definição dos rumos partidários”, disse Vianna à Rede Onda Digital.
Anteriormente, se comentava a ida de Saullo para o PSD, de Omar Aziz, porém, a engrenagem virou e cogitou-se uma troca bastante negociável para migrar ao partido de Eduardo Braga, o MDB. Bom, tudo bem secretário que ainda é cedo para falar de eleições em 2026, mas não de agir.
“Ninguém ganha eleição sozinho, a eleição é feita de grupo, então se tem um grupo de pessoas para se filiar o partido, para que possa formar uma chapa, e aí sim, no momento certo, é que a gente vai definir e, consequentemente, fazer o anúncio das tratativas para a eleição de 2026”, frisou.
Acompanhe:
Saullo Vianna mira em partidos de aliados para migrar em 2026 pic.twitter.com/TrbY2Cihsp
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 23, 2025