Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (02/04), revela que a desaprovação ao trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 56%, o pior índice registrado desde o início de seu terceiro mandato. Pela primeira vez, a rejeição ao governo petista ultrapassa os 50%, sinalizando um aumento na insatisfação popular.
O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 31 de março de 2025 e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.
Cenário da aprovação de Lula
- Aprova: 41%
- Desaprova: 56%
- Não sabe/não respondeu: 3%

Lula tem o maior índice de reprovação nas regiões Sul e Sudeste.

Saiba mais:
- AtlasIntel: Bolsonaro é mais bem avaliado que Lula, revela pesquisa
- Carla Zambelli está bloqueada no Whatsapp de Bolsonaro há meses, revela site
A análise dos dados mostra que a faixa etária entre 16 e 34 anos é a que mais desaprova a gestão de Lula. Em contrapartida, entre os eleitores acima dos 60 anos, o presidente ainda possui uma aprovação numericamente superior.

Outro dado relevante apontado pelo levantamento é que 41% dos entrevistados classificam o trabalho de Lula como “negativo”, enquanto 29% o avaliam como “regular” e apenas 27% consideram “positivo”. O percentual de indecisos ou que não responderam foi de 3%.

Comparativo com o Governo Bolsonaro
A pesquisa também questionou a percepção dos brasileiros sobre o atual governo em relação à gestão anterior, de Jair Bolsonaro (PL). Para 43% dos entrevistados, o governo Lula é pior que o anterior, um crescimento de 6 pontos percentuais em relação ao levantamento de dezembro de 2024.
