As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Deputados europeus pedem que União Europeia congele bens de Moraes

Deputados europeus pedem que União Europeia congele bens de Moraes

Deputados de partidos de direita do Parlamento Europeu solicitaram oficialmente, nesta quarta-feira (30/7), que a União Europeia imponha sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a outros magistrados da Corte brasileira. O pedido foi encaminhado à alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Kaja Kallas.

Entre as medidas propostas estão o congelamento de bens e a proibição de viagens de Moraes e demais ministros do STF aos países do bloco europeu. O grupo de eurodeputados argumenta que Moraes representa uma “grave ameaça à liberdade de expressão” e teria ultrapassado os limites legais ao atuar, simultaneamente, como juiz, investigador e promotor em diversos processos envolvendo figuras da direita brasileira.

Além disso, os parlamentares denunciam práticas como censura de discursos, bloqueio de contas e prisões arbitrárias, sem o devido processo legal. O documento é liderado pelo eurodeputado polonês Dominik Tarczynski, do partido ECR (Reformistas e Conservadores Europeus), e assinado por outros 15 membros do Parlamento Europeu.

Nas redes sociais, Tarczynski afirmou:

 “A UE (União Europeia) não deve ficar de braços cruzados enquanto Moraes continua a usar o sistema judicial brasileiro como arma contra seus oponentes políticos e viola descaradamente os direitos humanos do povo brasileiro”.

Deputados europeus pedem que União Europeia congele bens de Moraes
(Foto: Reprodução)

Saiba mais:


Ele também elogiou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por supostamente já ter imposto sanções ao magistrado, e pediu celeridade da União Europeia em adotar medida semelhante.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) comemorou a iniciativa e publicou no X:

“Ao lutar pela liberdade no Brasil, você também está ajudando a impedir que a propagação deste vírus, um novo modelo de censura introduzido pelo Supremo Tribunal Federal no Brasil, chegue à Polônia e à União Europeia”, disse.

Deputados europeus pedem que União Europeia congele bens de Moraes
(Foto: Reprodução)