O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) disse nesta terça-feira (11/2) que, em todas as inaugurações que fizer, vai falar de deputados federais que não contribuem com emendas parlamentares em prol da população da capital amazonense. Em sua fala, Almeida chega a dizer que os parlamentares são “inúteis”.
“Todas as minhas inaugurações eu vou falar sobre isso. E eu vou perturbá-los, porque tem deputados eleitos pelo Amazonas que não destinam recurso para ajudar a cidade que o elegeu. O seu mandato é inútil para a população. E nós temos deputados federais inúteis em beneficiar o povo. Se beneficiam pessoalmente”, disparou em coletiva de imprensa na inauguração da 12ª unidade do programa “Prato do Povo”.
David Almeida acrescentou que têm “respaldo” da população manauara para cobrar os parlamentares federais. O prefeito de Manaus fez acenos a alguns nomes que, segundo ele, contribuem para a cidade, como Marcelo Ramos e Saullo Vianna. Os nomes de Amom Mandel, Alberto Neto e Fausto Jr não foram citados na lista de agradecimentos.
“Eu vou estar batendo, porque eu fui eleito pela população. Tenho o respaldo da população, vou cobrar eles. Ei, quando vocês verem os deputados federais, cobrem deles. Olha, quem dá ajuda para a prefeitura? São deputados Silas, Sidney, Átila. Esses destinaram recursos. O Adail também deu algum recurso e os senadores, o Eduardo Braga, o Omar Aziz e o Plinio Valério, os demais deputados federais poderiam ajudar mais a cidade de Manaus, como os deputados estaduais também podem ajudar”, alfinetou Almeida.
💭“Nós temos deputados federais inúteis em beneficiar o povo”, alfineta David Almeida pic.twitter.com/wA5LDJNY2r
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 11, 2025
Antes da coletiva, durante o pronunciamento, David Almeida agradeceu o deputado federal e Secretário de Assistência Social de Manaus, Saullo Vianna, que por meio da emenda de autoria dele, saltou no ano passado, para um milhão e oitocentas mil refeições nos restaurantes comunitários. Algo que, em 2023 chegou a apenas 330 mil refeições.
A antiga cozinha comunitária, localizada na feira da Panair, no bairro Educandos, zona Sul, foi reformada e recebeu o nome de “Prato do Povo” com recursos de uma emenda parlamentar, desta vez do ex-deputado federal, Marcelo Ramos.
“Vejam a importância de nós termos homens eleitos por Manaus, trabalhando por Manaus. É isso que eu vou fazer em todos os lugares que eu for, porque todos os políticos ganharam os seus mandatos em Manaus. E quando Manaus precisa, alguns deles viram as costas. Vejam bem, vocês sabem quanto tem por ano um deputado federal entre emendas individuais de coletivas, de bancada, em torno de 86 milhões de reais. Somem-se aí, multipliquem-se aí por quatro, que são os mandatos deles. Esses políticos recebem o voto em Manaus e não devolvem para Manaus, em forma de trabalho e gratidão, o mandato que receberam. E eu estou aqui dizendo de alguém que faz exatamente o contrário”, disse Almeida.
📌“Esses políticos recebem o voto em Manaus e não devolvem em forma de trabalho e gratidão”, diz David Almeida sobre deputados federais pic.twitter.com/PjnazCcoKV
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 11, 2025
Saiba mais:
David Almeida avalia sua gestão: “Minha rejeição é quase nada”
Salazar propõe exame toxicológico para os vereadores da CMM: “Tem que dar exemplo”
A bancada amazonense no Congresso Nacional é composta pelos:
SENADORES
- OMAR AZIZ
- EDUARDO BRAGA
- PLÍNIO VALÉRIO
DEPUTADOS FEDERAIS
- ÁTILA LINS
- ADAIL FILHO
- AMOM MANDEL
- CAPITÃO ALBERTO NETO
- FAUSTO SANTOS JR.
- SAULLO VIANNA
- SIDNEY LEITE
- SILAS CÂMARA